Alunos do CIEP João XXIII participam da maior Olimpíada Científica do Brasil

OBA, que é realizada em fase única, integra alunos dos ensinos fundamental e médio dos países da língua portuguesa

“O primeiro certificado a gente nunca esquece”, foi o que disse Jamilly Vitória, de 12 anos, ao receber sua premiação pela participação na 25° Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Ela e mais 31 alunos da Escola Municipal CIEP João XXIII, em Japeri, receberam os certificados nesta segunda-feira (21), em uma cerimônia na unidade que contou com a presença dos pais.

Além dos responsáveis, a secretária de educação Caroline Ontiveros também esteve presente para homenagear as crianças pela primeira participação na maior olimpíada científica do Brasil. “Eu tenho muito orgulho de estar aqui entregando esses certificados. Vocês podem chegar aonde quiserem. Nós somos apenas um instrumento de ajuda”, concluiu a secretária.

Da esquerda para direita a Secretária de Educação Caroline Ontiveros entregando o certificado à aluna Jamilly (Foto: Lucas Alexandre)

De acordo com a diretora da unidade, Cristiana do Carmo, a importância da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) é, antes de tudo, uma oportunidade de fazer os alunos olharem para a ciência de forma especial. Uma vez que, desde a antiguidade, a matéria desperta curiosidade acerca do Céu, das Constelações e tudo que envolve o Espaço. Uma matéria que ganhou mais visibilidade no currículo escolar.

“Retornando desse período inesperado que foram as aulas remotas encontramos um sexto ano com muita disponibilidade e energia para realizações. Eles fizeram a prova com muito empenho e animação e ainda pudemos ganhar dessa experiência um exercício para a maturidade: fazer parte de um concurso com cartão resposta e toda a formalidade de um evento como esse”, concluiu a diretora.

A professora de ciências Vanessa Ivo Oliveira preparou os alunos para o concurso. Ela contou que eles refizeram as provas antigas disponíveis no site oficial e no aplicativo da OBA. “A experiência contribuiu para minha relação com a turma. Eles se mostraram mais interessados nas aulas. Também estreitou nossos laços afetivos, favorecendo o processo educacional”, contou a professora.

OBA

De acordo com o coordenador geral do evento, Dr. João Batista Garcia Canalle, o objetivo é levar a maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais para a sala de aula, despertando o interesse nos jovens.

– Queremos promover a disseminação dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa entre professores e alunos, além de mantê-los atualizados – explica o Dr.João Canalle.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*