Crianças de Japeri lançam livros pelo projeto ‘SuperAutor’ 

O projeto é uma parceria com o Instituto Mover Vidas que atende 241 crianças em situação de vulnerabilidade social

“Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo”, já dizia o poeta Toquinho, na canção ‘Aquarela’, que retrata o poder da imaginação. Foi exatamente este dom que os 17 alunos do Instituto Mover Vidas mostraram no coquetel de lançamento de apresentação dos seus livros e certificados, que aconteceu nesta terça-feira (22), no salão de festas JM, em Engenheiro Pedreira.

De acordo com a coordenadora do Instituto Mover Vidas, Amanda Almeida, os pequenos elaboraram os livros durante três meses com a orientação da professora Genicleidy Mesquita. O SuperAutor é um projeto pedagógico independente e chegou a Japeri por meio da parceria com o Instituto. Tem o objetivo de promover integração social, senso de pertencimento e incentivo à leitura e escrita das crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social, transformando-as em autores de suas próprias histórias.

Foto: Lucas Alexandre

A cerimônia foi ministrada pela coordenadora Amanda e contou com a presença dos pais e responsáveis, que na ocasião, se emocionaram ao ver o trabalho que as crianças fizeram. Mesmo os pequenos que ainda não sabem ler nem escrever conseguiram passar, de forma lúdica, uma mensagem positiva aos leitores.

Genicleidy definiu como ‘marcante’ a experiência de ter trabalhado com crianças  do município de Japeri. “Me sinto honrada! Vários deles chegaram aqui sem nenhuma expectativa de vida, não sabiam ler, nem escrever e nem sonhavam. Foram três meses de aprendizado e desenvolvimento da imaginação, dos sentidos e da percepção. E hoje nós estamos comemorando a evolução desses alunos”, contou.

Ela, que também atua como mentora emocional, acrescentou ainda que o desafio maior foi fazer com que os autores construíssem uma história de acordo com a realidade que vivem. “Eles queriam falar sobre contos que já são conhecidos no mundo dos quadrinhos, porque julgavam mais interessantes do que suas próprias vidas. Mas é aí que entra nosso trabalho de construir com eles um olhar crítico e senso de justiça acerca dos assuntos sociais”, concluiu a orientadora.

Premiações

O evento contou ainda com premiações para os responsáveis dos alunos. Das 17 crianças que participaram da premiação, Juliana Silva é mãe de cinco. Ela recebeu o prêmio de ‘Mãe destaque’ e ganhou uma noite com a família em uma pizzaria. Mas a dona de casa revelou que o prêmio maior é saber que seus filhos estão aprendendo e evoluindo. “Você não tem noção do que isso representa pra mim. Nem todos os dias consigo levar meus filhos para as aulas por conta das operações policiais no meu bairro. É sempre uma luta trazer todos eles, mas eu não desisto, porque sei que esse é o melhor caminho. Quero oferecer a eles o que não tive”, disse a mãe.

Nos livros, os alunos retrataram o que eles esperam do futuro, como gostariam que fosse o mundo. Alguns, mesmo com pouca idade, já têm o senso crítico formado sobre a desigualdade social. É o caso de Tifanny Santos, de 10 anos, que revelou em sua obra que seu desejo é ser empresária e construir um shopping onde todas as pessoas pudessem adquirir os produtos de graça. “A maior dor é alguém querer algo e não poder comprar, por isso, meu sonho é um shopping onde todos saiam com presentes”, disse a menina.

Instituto

Atualmente o Mover Vidas funciona como uma organização sem fins lucrativos que proporciona amparo às famílias em situação de crise ou vulnerabilidade social. A ONG oferece cursos gratuitos aos jovens de forma online e híbrida. Além de trabalhos de inclusão com as crianças e outros projetos voltados a toda família. Atualmente são mais de 241 crianças atendidas no município de Japeri.

O secretário de cultura, Jorge Braga Jr., e as coordenadoras de Educação Angélica Aguiar e Renata Russo prestigiaram o evento. Vale lembrar que todos os livros estarão disponíveis para venda em breve, no site oficial do ‘SuperAutor’.

Texto: Josy Souza

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*