Prefeitura e INEA dão início a limpeza do canal do bairro Nova Belém, em Japeri

Fernanda acompanhou de perto a chegada  maquinário e ouviu moradores

Os moradores da Rua Rebeca acordaram nesta quarta-feira (23) com o barulho da máquina que iniciou a limpeza do canal do bairro Nova Belém. O trabalho está sendo realizado em parceria da Prefeitura com o Instituto do Ambiente (INEA) e com previsão de término em duas semanas.

A chegada do equipamento foi acompanhada de perto pela prefeita Dra Fernanda Ontiveros, que conversou com moradores de quem ouviu sugestões sobre os trabalhos e também informações sobre o problema dos despejos de lixo no leito dentro dos corpos hídricos.

“Neste ponto da rua nossas casas não chegam a encher, mas já chegou no meu portão. O problema é que as pessoas colocam o lixo para fora muito cedo e os cachorros rasgam as sacolas e tudo acaba  indo para o rio”, explicou a dona de casa, Laureci de Azevedo Nunes Gaetano, que informou que a coleta é feita três vezes por semana.

Para a prefeita é importante que os moradores ajudem colocando o lixo na porta nos dias e horários certos. “Esta limpeza começou com a máquina, mas também será feita manualmente, com capina e  roçadeiras. É preciso que todos tenham a consciência de não jogar lixo no entorno ou dentro do canal”, disse a prefeita.

O trabalho faz parte do Programa Limpa Rio, do Governo do Estado e teve o início acompanhado pelos técnicos do INEA e pelos secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, Cristiano Pingin, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meiri Lucy e de Urbanismo Andrea Brito. Além do secretário de Comunicação Social, Rogério Sant’Ana

De acordo com os secretários, pelo menos sete rios estão incluídos nos serviços de desassoreamentos. Entre eles, os rios dos Poços, da Chacrinha, do Primavera , entre outros.