Secretária de turismo e lazer de Japeri se reúne com ministro em Brasília

Encontro proporciona maior visibilidade, estreita laços institucionais e possibilita oportunidades de desenvolvimento para o município

A secretária Municipal de Esportes, Turismo e Lazer de Japeri, Valéria Carla Barbosa, se reuniu com o Ministro de Turismo, Carlos Alberto Gomes de Brito, em Brasília. O objetivo da agenda foi apresentar ações e propostas para o desenvolvimento do turismo no município, bem como promover políticas públicas para o setor.

Foto: divulgação

Na ocasião, as autoridades discutiram propostas e novos desafios para consolidar o turismo no município de Japeri. Conhecida por suas riquezas naturais, a cidade conta com atrativos para os turistas. Um deles é o campo de golfe, 1º campo público do Brasil. Outra beleza natural é a Pedra Lisa, muito procurada para esportes radicais.

Participaram do encontro na Esplanada dos Ministérios, o Secretário Executivo, Charles Roberto Martins da Silva, o subsecretário Francisco Duarte e a diretora de turismo Josilene Satyro.

Em conversa com o ministro, Valéria Carla apresentou Japeri como uma cidade com muitos atrativos turísticos que precisam ser inseridos no processo de políticas públicas.

De acordo com a diretora Josilene, o turismo de Japeri, que está no Mapa do Turismo Brasileiro desde 2017, atende todos os critérios do Programa de Regionalização do Turismo. Como ter Conselho Municipal ativo, ter orçamento municipal destinado ao turismo no PPA e LOA, ter prestadores de serviços turísticos no Cadastur como guias e agências de turismo, entre outros requisitos.

“Avalio que a reunião com o Ministro Carlos Brito e o Secretário Executivo Charles Roberto foi importante para apresentar o potencial turístico que a cidade possui, principalmente nos segmentos ecológicos de aventura, histórico, cultural, esportivo e gastronômico. Esta aproximação com o Ministério traz maior visibilidade, estreita laços institucionais e possibilita oportunidades de desenvolvimento que possam mudar a imagem e realidade de Japeri. Além de gerar autoestima, emprego e renda para a população”, disse Josilene.

O encontro também teve a presença do Secretário Nacional de Infraestrutura Turística, Luis Vanucci; da chefe de gabinete SNDTur Débora Barboza e da Chefe de Gabinete SNAIC, Wiliana Felix.