Alunos transformam recicláveis em brinquedos em Japeri

A iniciativa faz parte do Programa Ambiente Jovem

Para as crianças, todo dia é dia de brincar. E quando a diversão envolve brinquedos feitos com materiais recicláveis, a interação fica melhor ainda. Pensando nisso, os alunos do Programa Ambiente Jovem produziram nesta terça-feira (13), no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê , brinquedos com papelão, garrafas pet, pallet e jornais. Os materiais serão entregues em instituições de caridade pelos próprios alunos ainda este mês.

A ação faz parte do Programa Natal Ambiente Jovem+Sustentável,  criada pelo Governo do Estado, em parceria com a prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável. Na aula, os alunos criaram brinquedos de sua preferência, como aviões, jogo da velha, tabuleiro, caminhão de lixo, guirlanda, casa com chaminé, trenzinho, e jogos de dama.

Para a professora Mariana Araújo, que está no Núcleo de Japeri desde a sua inauguração, o projeto leva a consciência ambiental a todos os envolvidos. “Nosso trabalho aqui é de conscientização mesmo. Os alunos aprendem na prática sobre a gestão ambiental. E na aula desta terça-feira tivemos a oportunidade de fazer um brinquedo para levar nas organizações não governamentais, e ver o sorriso no rosto das crianças”, disse a Técnica Ambiental.

A aluna Isabele Cristina, de 20 anos, entrou no projeto em julho e vê a iniciativa como uma oportunidade de se profissionalizar e adquirir conhecimento da causa ambiental.  “Na aula montei um trem de pallet e fiquei muito feliz quando soube que vamos doar todos esses brinquedos para uma instituição de caridade.

Já fiz estágio em ONGs e sei como é emocionante”, reforçou a estudante de farmácia.

Texto: Sofia Teixeira

Foto: Júlia Cavalieri