Orquestra Jovem de Japeri faz concerto no Centro cultural de Mucajá

Grupo fez apresentações de grandes clássicos da música

O projeto Orquestra Jovem Japeri realizou um recital de encerramento das atividades nesta quarta-feira (21), no Centro Cultural do Mucajá. O grupo é formado por, aproximadamente, 20 alunos que entoaram clássicos como ‘Hallellujah’ e canções natalinas. A plateia, repleta de familiares, aplaudiu de pé a apresentação.

O projeto, que é uma parceria da Prefeitura Municipal de Japeri e o professor de música Adriano Araújo, chegou a Japeri em maio deste ano por meio de emenda parlamentar da Deputada Federal Rosângela Gomes. O objetivo é levar cultura musical para jovens em situação de vulnerabilidade social. As aulas acontecem para alunos a partir de cinco anos, uma vez por semana, durante a manhã ou tarde, no Centro Cultural do Mucajá. A novidade é que a partir de 2023, um dos polos será transferido para a biblioteca municipal da cidade. Atualmente  funciona no Instituto Evangélico.

Foto: Lucas Alexandre

A orquestra é composta por instrumentos como violino, violoncelo, trompete, teclado e voz. O professor Adriano falou da experiência de ensinar os jovens de Japeri: “Sempre tem os que se destacam no meio profissional, mas um dos maiores objetivos é trazer a música como aliada ao desenvolvimento pessoal, escolar e profissional deles. A música traz disciplina e muda a vida das pessoas” disse o professor.

É o que confirmou o principiante Bruno Miguel, de 9 anos. Ele está participando desde o começo das aulas e conta que evoluiu até na escola. “Melhorei em todas as matérias e tenho mais concentração nos afazeres. Escolhi o violino pela técnica. Eu amo tocar”, confessou o músico.

Com os olhos cheios de lágrimas, Catarina Santana, de 72 anos, assistiu às apresentações. Ela é avó da Júlia Floriano, violonista do projeto. A idosa contou que sempre acompanha a neta nas apresentações e se emociona todas as vezes. “Eu amo a orquestra. Este é um projeto importantíssimo para o município, que leva cultura e educação”, disse a avó.

De acordo com o secretário Jorge Braga Jr., as inscriçõesestarão disponíveis em janeiro de 2023. As aulas acontecerão em dois polos: no poloatual, em Engenheiro Pedreira e na Biblioteca Municipal Carlos de Souza, emJaperi. Vale lembrar que o projeto fornece instrumentos aos alunos paratreinamento. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Cultura,de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.