Prefeitura inicia o período de matrículas na Rede Municipal

Serão 2.600 vagas distribuídas nas 34 unidades escolares

A Prefeitura Municipal de Japeri iniciou, nesta terça-feira (10), as matrículas da Rede Municipal de Ensino. Até o dia 13 de janeiro as vagas são destinadas aos alunos oriundos das escolas que não têm segundo segmento, ou seja, do 6º ao 9º ano.

Já os alunos novos da creche até o 9° ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA), terão do dia 16 a 20 de janeiro para matrícula. Quem perdeu o período de renovação, pode concorrer a vaga no próximo dia 16. No total, serão 2.600 vagas distribuídas nas 34 unidades entre creches, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Foto: Lucas Alexandre

As escolas Bernardino de Melo e Professora Etiene estão participando do processo. Bernardino abriu cerca de 156 vagas para os alunos que vão iniciar o sexto ano, vindos das escolas Duque de Caxias, Teófilo Cunha e Regina Célia Batista. Depois serão ofertadas, aproximadamente, 30 vagas para a comunidade, no próximo dia 16. As senhas serão distribuídas a partir das 7h.

De acordo com a subgestora Indiara Martins, a novidade deste ano é o acesso dos alunos por QR Code. “Estamos lutando para informatizar a escola e melhorar a segurança de nossos alunos. Quero transformar a Bernardino em uma referência de ensino no município. Temos uma equipe competente para realizar isto”, contou Indiara.

Já a Etiene recebeu 80 matrículas das E.M Santa Terezinha e Santa Inês, além de 24 alunos da creche José Severino de Souza, que vão para o nível 2. A unidade está com nova gestão. A diretora Vanilda Ramos foi eleita democraticamente para compor os próximos três anos. Ela afirmou que uma das metas é montar um laboratório de informática e preparar os alunos para o ingresso nas escolas técnicas. Para isto, a equipe está investindo em nova infraestrutura.

“Estou animada para o começo do ano letivo. Eu e meus irmãos estudamos na Rede pública e hoje somos formados. Acredito que o ensino pode transformar vidas e os novos alunos podem esperar de mim o máximo de comprometimento”, concluiu a gestora.

Carmem Lúcia, de 50 anos, chegou cedo para garantir a vaga do seu neto, Victor André. Ele é atleta do golfe da cidade e vai cursar o sexto ano na E.M Bernardino. A avó contou que todos os seus filhos estudaram na unidade e, por isso, ela admira o ensino. “Sei que meu neto vai desempenhar um bom ano letivo. Estou satisfeita com o tratamento e ensino dos gestores”, disse Carmem.