Japeri serviços de ajuda a mulheres vítimas de violência

Com o ápice da pandemia nos últimos anos, a violência contra à mulher teve um alto índice de crescimento, e em Japeri não tem sido diferente. O município entrou para o Ranking estadual dos que mais tem casos de agressão e feminicídio. Para enfrentar a situação, a Prefeitura tem investido em equipamentos como o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), Sala Lilás (no Hospital Municipal de Japeri) e palestras de conscientização em diversos espaços públicos.

Dados mostrados pelo (CEAM) mostram que no ano passado foram registrados mais de  1000 atendimentos. Desse número, 360 são de casos de violência contra mulher. Os bairros com mais registros são Citrópolis, com 38 casos; Mucajá (36); Delamare (31); Marajoara (29) e Alecrim (22) casos.

Por conta destes fatores, a Secretaria Municipal de Assistência tem investido no acolhimento a estas mulheres vítimas, por meio do acolhimento oferecido no CEAM. O equipamento dispõe de psicólogos, advogados, assistentes sociais, profissionais que atendem às vítimas e seus filhos, que na maioria das vezes presenciam as agressões.

Sala Lilás / Foto: Lucas Alexandre

Acolhimento

A coordenadora geral do CEAM, Regiane Ribeiro, explica que o espaço oferece acolhimento completo para vítimas de agressão.

“Ao chegar na unidade a vítima passa pela triagem com a assistente social, para confirmar se houve ou não agressão. Se for confirmada, ela é encaminhada para o psicólogo e em seguida para o advogado, para que todo o trâmite seja realizado. Em casos de não agressão física, a vítima é encaminhada para a rede pública de saúde”, explicou.

Como denunciar?

Para fazer a denúncia no CEAM, basta comparecer à unidade com identidade, CPF, título de eleitor, cartão do SUS e número do NIS. O endereço é Avenida São João Batista, S/N – Engenheiro Pedreira.