Prefeitura realiza campanha de vacinação neste sábado (21)

Objetivo é ampliar a cobertura vacinal da cidade

Com o objetivo ampliar a cobertura vacinal, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando campanhas de vacinação também aos finais de semana. Neste sábado (21), das 9h à 13h haverá vacinação nos Centros Municipais de Especialidades de Japeri (antigo Japeri Centro) e de Engenheiro Pedreira (antiga Umep). Serão aplicadas doses de reforço contra a Covid-19 e também de atualização de caderneta das crianças.

Um levantamento feito pela SEMUS mostra que Japeri finalizou o ano de 2022 com mais de 30 mil pessoas vacinadas, mas abaixo do esperado. Para melhorar esses índices, a Pasta faz um verdadeiro chamamento para que pais e responsáveis vacinem seus filhos.  Quem for se vacinar precisa levar identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e cartão de vacinação.

De acordo com a secretária municipal da Pasta, Drª Ana Luiza Affonso, as ações são realizadas para impedir o retorno de doenças como Poliomielite e Sarampo, que podem levar a morte.

“Não estamos muito longe do último surto de sarampo que aconteceu no país, em 2019, apesar de a doença ter sido erradicada em 2016. Só conseguimos acabar com esses e outros surtos vacinando. E é por isso que é muito importante à população se atentar em se proteger contra esses males”, disse.

Drª Ana também informou que realizará uma nova busca ativa de atualização de caderneta infantil, como a que aconteceu em novembro do ano passado.