Palestra sobre Gestão Transformadora em Construção encerra a capacitação dos servidores da Educação de Japeri

Gestores e subsgestores participaram de dois encontros, que tiveram o objetivo de qualificar os servidores para a construção dos próximos anos letivos

Gestores e subgestores da Secretaria Municipal de Educação de Japeri participaram nesta sexta-feira (27) da conclusão da Primeira Capacitação da Rede de Ensino. Realizada em dois dias, a atividade contou com palestras da professora Ana Jacqeline Braga Mendes, que falou sobre “Gestão Transformadora em Construção” e “Desafios Enfrentados na Ascensão da Alfabetização”.

Natural da cidade de Brejo Santo, no Ceará, a palestrante foi responsável por revolucionara Educação no município, transformando a região numa referência para o Brasil, com um dos maiores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Convidada a participar do evento pela prefeita de Japeri, a Dra. Fernanda Ontiveros, que identificou as semelhanças estruturais entre as cidades do interior do nordeste e Japeri.

“Brejo Santo não tem nenhuma criança fora da escola, mesmo após o período de pandemia. Passamos a fazer buscas ativas dos alunos ausentes e o trabalho passou a ser de conscientização com pais e de toda comunidade escolar. Os professores precisam se preocupar com os estudantes ausentes e esse trabalho precisa ser realizado em conjunto com os orientadores. Todos precisam estar envolvidos e ter compromisso de que o nosso dever, como educadores, é servir exclusivamente o aluno”, destacou Ana Jacqueline.

Entre exemplos e muita troca de experiências, a emoção tomou contadurante diversos momentos da capacitação. “Vou guardar esses dois dias de aprendizado para sempre.O que mais me tocou foi a palestrante dizer que o gestor é o dono de casa. Ouseja, é o primeiro a dar o exemplo em tudo. Vou buscar aplicar todos osensinamentos”, disse Suele Duarte, gestora da Escola Municipal Duque de Caxias.

A Secretária de Educação encerrou o encontro e apontou sobre a importância de qualificar os profissionais para que possam ser protagonistas dentro da sua área de atuação. “A Educação de Japeri necessitava desses dois dias de reflexão. Foi um momento fantástico, principalmente após a eleição dos novos gestores e subgestores. Eles estão com sede de aprender e executar. Creio que daqui para frente teremos os melhores resultados em sala de aula e quem vai sair ganhando os nossos 16 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino japeriense”, concluiu Caroline Ontiveros, responsável pela pasta.