Limpa Rio retira 1496 metros cúbicos de lixo do Canal Primavera

Segundo a Secretária de Meio Ambiente Meire Lucy, é preciso conscientizar a população para que os resíduos e entulhos não sejam descartados nos córregos

O programa Limpa Rio continua investindo em ações de prevenção a alagamentos em Japeri. Há cerca de 15 dias estão atuando no canal do Primavera, onde o maquinário está fazendo a limpeza do local, na altura das Avenidas Laura e Alberlândia.

As equipes estão na cidade por conta da parceria do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A união de esforços já levou os mesmos serviços a Chacrinha, bairro Guandu, Vila Central e Nova Belém.

O córrego do Primavera, possui 2,36 km de extensão, mas a limpeza está sendo realizada em 1,2 km. A expectativa é de que os funcionários consigam avançar até o final do rio nas próximas semanas.

De acordo com a Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, as ações do Limpa Rio, poderiam ser minimizadas caso a população descartasse de forma correta os resíduos e entulhos. Só no Primavera, por exemplo, foram retirados 1.496 de metros cúbicos de lixo. “Este trabalho conjunto tem um efeito significativo quando a população contribui com a Prefeitura, evitando jogar todo tipo de resíduos nos córregos, o que pode causar problemas gravíssimos de enchentes ”, reforçou a gestora da pasta.

Para o aposentado José Elias, a limpeza dos valões evita as enchentes e proliferação de doenças. “Tenho acompanhado a limpeza e estou achando muito boa a iniciativa. O rio fica em frente a minha residência, e com essa manutenção previne os alagamentos, doenças e o cheiro ruim”, disse o morador de 83 anos.