Equipe de controle a Hanseniase promove ação de conscientização no Centro Municipal de Especialidades de Engenheiro Pedreira

A equipe de combate a Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde de Japeri promoveu, nesta terça-feira (01), uma ação de conscientização sobre os cuidados para evitar a doença.

A programação aconteceu no Centro Municipal de Especialidades de Engenheiro Pedreira. Na ocasião, foram distribuídos folhetos explicativos e realizadas palestras informativas sobre a Hanseníase. E antes dos atendimentos começarem, os pacientes ainda participaram de um belo café da manhã organizado pela equipe.

Taxa de incidência controlada

Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que no ano passado foram registrados apenas 5 casos de Hanseníase na cidade, que inclusive estão em tratamento. A média é de 35 pacientes/mês no setor.

Foto – Lucas Alexandre

A hanseníase é uma doença causada por uma bactéria que pode ser transmitida através do convívio com pessoas doentes sem tratamento. Se não for tratada, ela pode deixar sequelas. O principal sintoma é o surgimento de manchas mais claras, avermelhadas ou marrons com perda de sensibilidade ou dormência. A maioria das pessoas tem defesa natural. A hanseníase demora a se manifestar. Pode levar de 3 a 7 anos para apresentar algum sintoma. Fique atento e, caso surjam sinais da doença, procure um médico dermatologista. O tratamento dura 6 ou 12 meses e é gratuito, fornecido pelo SUS. No primeiro mês de medicação, o paciente já para de transmitir a doença.