Secretária de educação de Japeri visita escola em dia de volta às aulas

O retorno dos estudantes foi com reencontro nos ônibus, professores e pessoal de apoio

A volta às aulas em Japeri começou com muita empolgação entre os mais de 14 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Japeri, nesta segunda-feira (06). A alegria de reencontrar os colegas começou no ônibus escolar e não foi diferente ao chegarem às 34 escolas. A Secretária Municipal de Educação Caroline Ontiveros, acompanhou este momento na Escola Municipal Aristides Arruda, onde conversou com pais, alunos e vistoriou a preparação da merenda escolar.

“Começamos o ano letivo com merenda escolar, professores, pessoal de apoio. Fizemos um planejamento pedagógico único após reunirmos um grupo de professores e ouvir o que eles pensam sobre a rede. Da vivência deles”

Para a criançada a rotina começou cedo, principalmente para quem costuma embarcar em um dos 19 ônibus. Eles entram nos veículos às 6h30, dependendo da rota. Os alunos da Escola Municipal CIEP 401  logo cedo se aglomeram  na frente das unidade escolar, e em cada reencontro um abraço, principalmente ao  se descobrirem na mesma turma.

Foi o caso dos colegas Fernando Henrique de Souza, 14 anos e Elielson Morans de Oliveira, 15 anos. Os dois se  reencontraram na mesma turma e confessaram sentir falta das brincadeiras do recreio, onde aproveitam para usar o celular, único período permitido. “Sou bastante popular entre os colegas e este ano quero aproveitar para estudar mais. É o último ano e vou tentar prova para uma escola técnica”, contou Fernando do 9º ano.

Estephany Freire do Nascimento, 18 anos, é uma aluna especial em todos os sentidos. Com paralisia cerebral, a mãe teve que por vezes levá-la à frente da escola para comprovar que não tinha aula. “Ela gosta muito de vir pra cá. A escola é muito boa e ela fica bem aqui. Só não está na Sala de Recursos porque ela  mesma não quis”,  disse a mãe da menina, Priscila Kelly do Nascimento, 38 anos.

Professores

A Gestora do CIEP 401, Marcele Aparecida, recebeu os alunos com café da manhã.  Aproveitou para reiterar as regras de boa convivência e do uso do uniforme. “Estou feliz porque pela primeira vez estamos iniciando o ano letivo com professores de todas as disciplinas, inspetores de alunos e merendeiras”, contou.

Já a também gestora Luciana Piter, da Escola Municipal Aristides Arruda, contou que a unidade está atualmente com 653 alunos nos dois turnos. Lá crianças da educação infantil receberam chapeuzinho em comemoração ao primeiro dia de aula.