Prefeitura está nas ruas para resolver problemas causados pelas chuvas

Agentes da Defesa Civil, Obras e Serviços Públicos e da Ação Social estão atendendo a população e limpando rios e canais

Equipes da Defesa Civil,  Obras, Ação Social e outros setores do governo de Japeri estão atuando, neste sábado (18), no sentido de minimizar os efeitos das fortes chuvas que atingiram alguns bairros  da cidade. A prefeita, Dra. Fernanda Ontiveros,  está acompanhando pessoalmente a situação .

Já na noite desta sexta-feira esteve no Primavera e Favelinha.

De acordo com o Secretário Municipal da Defesa Civil, Ziel Pavani, as equipes estão atuando de forma efetiva para atender as famílias que sofreram com os alagamentos.

Ele contou que houveram desabamentos,  queda de árvores e pontos de alagamentos.

Cortes de  árvores, remoção de entulhos e limpeza de valões, como o Primavera, estão sendo feitos, embora no local ainda este mês o Limpa Rio atuou na remoção de detritos.

Máquinas e homens estão espalhados para tentar garantir a limpeza em diversos pontos do município.

“Determinei que sejam feitos todos os esforços para garantir maior segurança às famílias. Principalmente as que estiverem necessitando de ajuda na área social. Estou em contato direto com os secretários das pastas envolvidas. Ainda ontem,  quando estive na casa de duas famílias, uma foi levada a casa de parentes pela defesa civil”, disse a prefeita.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Cristiano Pingin, também está acompanhando a situação de perto. Desde ontem ele é  sua equipe estão atuando.

“Hoje estamos removendo lixo dos canais do Tambaú e Primavera. Precisamos que  população nos ajude. Não joguem lixo nas ruas e valões. Isto impacta de forma triste quando vem as chuvas.  Aguarde o dia da coleta  e assim com certeza não teremos esta quantidade de detritos nos rios”, disse Pingin.

Ele lembrou que no início deste mês o canal do Primavera já havia passado por limpeza.

A cidade está em estado de atenção, uma vez que de acordo com as previsões meteorológicas ainda existe  riscos de chuvas fortes no Rio e na Baixada Fluminense.