CEMEP Engenheiro Pedreira realiza Programa de Tabagismo

Programa com 12 anos de atendimento à população inicia descentralização

A Secretaria Municipal de Japeri está descentralizando o Programa de Tabagismo que ocorre há 12 anos no CEMEP Engenheiro Pedreira. O trabalho agora está também nas UBS da Chacrinha, Marabá, Delamare, Lagoa do Sapo, Centro de Japeri, Rio D’ouro e Alecrim. Segundo a Secretaria de Saúde, outras equipes passarão por treinamento.

A equipe é multidisciplinar com quatro  profissionais nas especialidades enfermagem, assistência social, administração e coordenação do programa, que também realizam o  treinamento das equipes das unidades de saúde. O trabalho consiste numa abordagem voltada para o comportamento, uso de adesivos que é um complemento do  tratamento.

Os usuários, em sua maioria do sexo feminino, com idades entre 18 e 59 anos, ficam em tratamento por 12 meses. Após este período participam de  manutenção e acompanhamento. De  acordo com Andreia Mattos, enfermeira do programa, o comportamento, estilo de vida e compreensão da necessidade da mudança de hábito, são fatores determinantes para o abandono do vício.

“Os pacientes dizem que o cigarro mata, mas não vejo assim. O  paciente precisa entender que o cigarro tira sua qualidade de vida”, relata Andreia.

No Cemep, os grupos contam com  palestras, intervenção medicamentosa (adesivo ou goma) quando necessário. Recebem também atendimento do serviço de odontologia como prevenção ao câncer da cavidade bucal. Os diversos tipos de câncer aumentam em 30 a 40% com o uso do cigarro.

No mês das mulheres,  o último encontro trabalhou com o slogan “Mulher, você merece algo melhor do que cigarro”, segundo Maria José, agente administrativa do programa as mulheres ficam mais radiantes depois que param de fumar. “E eu faço a contagem do material para não faltar cartilhas, adesivo, nem goma. E todos ficarem livres desse mal”, desabafa.

O programa segue os protocolos do Ministério da Saúde desenvolvidos pelo médico pneumologista Dr. Ricardo Henrique Sampaio Meirelles. Os profissionais de Japeri fazem  treinamentos no Inca onde permanecem com atualização virtual dos protocolos.

UBS Chacrinha inaugura seu grupo de atendimento do Programa de Tabagismo

Os Japerienses contam com o empenho da Secretária Municipal de Saúde no combate a esse “falso amigo”, o cigarro. O grupo iniciante teve a participação de oito  usuários, sendo sete mulheres e um homem com idades entre 20 e 60 anos, que relataram no dia a dia, suas rotinas, ansiedades e em que momento fazem o uso do cigarro; suas quantidades e as tentativas  já feitas para deixar de fumar.

Com uma palestra explicativa e acolhedora, os usuários ficam com a percepção de como o cigarro atua no cérebro, a falta da dopamina, que é a substância conhecida como um dos hormônios da felicidade e, quando liberada provoca a sensação de prazer, satisfação e aumenta a motivação. Ao longo da participação são avaliados para o uso de adesivos ou goma. Há os usuários que não precisam de ação medicamentosa.

Erika Cristina, de 44 anos, é fumante intermitente desde os 13 anos. Estava há quatro meses sem fumar e relata que faz uso sempre que está ansiosa. Conta que a participação no grupo é porque embora o cigarro sacie a ansiedade “faz mal à saúde, tem mal cheiro e a incomoda em tudo”, relata.

O grupo da UBS Chacrinha conta ainda com um grupo de três irmãs que decidiram parar de fumar e seguem otimistas nessa vitória. Para esse sucesso, a enfermeira Lucimar Silva da equipe de Saúde da Família da unidade será a responsável pela disseminação das informações, avaliação e orientação do grupo. “Elas têm medo da mudança, mas é preciso encarar como tratamento de saúde”.

O serviço já está com atuação também nas unidades: Maraba, Delamare, Centro de Japeri, Lagoa do Sapo, Rio D’Ouro e Alecrim, o acesso é por demanda espontânea.

Texto por Jamille Campos

Fotos: Lucas Alexandre