SEMADES promove semana da água em Japeri

As atividades começam na segunda (20) com plantio de árvores nativas da Mata Atlântica

Comemorado no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água será celebrado pelo segundo ano consecutivo com uma semana repleta de atividades, em Japeri. A prefeitura, por Meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, preparou uma programação que tem início nesta segunda-feira (20) e vai até o dia 24.

A abertura oficial da semana da Água, às 9h, será marcada pelo plantio de árvores nativas da Mata Atlântica. Como aconteceu no ano passado, a atividade de campo será realizada por estudantes, desta vez representado por 13 alunos da Escola Municipal Pedra Lisa. A ação terá início em local de mata ciliar do Rio São Pedro, dentro da APA – Área de Proteção Ambiental Estadual do Guandu.

Na terça feira (21), a SEMADES preparou uma oficina sobre a qualidade da água com os estudantes do Projeto Ambiente Jovem, no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê. As atividades serão oferecidas as 10h e as 14h.

Na quarta-feira (22), será realizado o anúncio do Projeto Rios em Movimento, uma iniciativa do INEA em parceria com a Onda Verde e a SEMADES, a atividade será realizada na Escola Municipal Santos Drumond às 10h e no CIEP 206 Cyrene Moraes Costa às 14h.

Já na quinta -feira(23), 10h, no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê, haverá o debate “O ambiente da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu no contexto das mudanças climáticas”. A mesa será composta pelos responsáveis da pasta ambiental dos municípios que fazem parte da bacia hidrográfica do Rio Guandu, sendo eles, Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Paracambi, Queimados, Seropédica, Barra do Piraí, Mangaratiba, Mendes, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Piraí, Rio Claro, Rio de Janeiro e Vassouras.

A programação encerra na sexta-feira (24) com o terceiro Fórum Ambiental de Japeri, com tema no “ODS 6- Água limpa e saneamento”. O evento acontecerá às 10h, no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê.