Feira de artesanato anima o domingo dos japerienses

“Feira Moda Casa” reúne grandes artesãos da região 


As comemorações pelo “Dia do artesão” movimentaram a Feira de Engenheiro Pedreira neste domingo (19). Com a presença de um grande público, a “Feira Moda Casa” contou com a participação de dezenas de artesãos, que abrilhantaram o evento com as suas obras de arte. 

Graças a uma parceria entre a Prefeitura de Japeri, o Conselho Municipal de Economia Solidária e o Fórum de Economia Solidária, a Feira foi estruturada com cinco tendas. Os artesanatos à venda foram criados pensando nos cômodos das casas.

Na tenda da sala, diversos produtos estiveram à disposição, como sofás, mesas, cortinas, poltronas e lustres. Na cozinha, os japerienses adquiriram suportes para papel, puxa-saco, trilho de mesa e capas para botijão de gás. Já para o banheiro, os artesãos produziram sabonetes, suporte para papel higiênico, tampa de vaso sanitário e toalhas. No quarto, camas, almofadas, tapetes e um abajur ilustravam o ambiente. Por fim, representando a área externa, as plantas, cadeiras de praia e balanços fizeram sucesso. 

A presidente do Conselho Municipal de Economia Solidária de Japeri, Gilza Rosa, comemorou o sucesso da Feira. ”Aquecemos o turismo, movimentamos a economia, geramos renda e trabalho para os artesãos e para as outras pessoas que estavam trabalhando na feira. Temos o compromisso de divulgar essas pessoas tão talentosas e que são filhos e filhas da nossa terra. Nossos artistas precisam saber que o povo e os governantes valorizam o artesanato”, defendeu Gilza. 

MUITO MAIS DO QUE UM PASSATEMPO

A artesã Irenilda Rosa ficou satisfeita com o resultado do evento e valorizou o fato de que a feira ajudou a desmistificar a ideia de que o artesanato é apenas um hobby. “Muitos dos artesãos que estão aqui sobrevivem com a renda do artesanato. Por isso é tão importante conscientizar as pessoas. Os artesãos merecem respeito e são dignos dos seus salários”, defendeu. 

O secretário de Cultura, Jorge Braga Jr., destacou a sintonia existente entre o poder público e a população a respeito da relevância do talento dos artesãos para a cultura japeriense. “Estamos fortalecendo uma agenda de apoio em prol dos artesãos. Queremos cultivar o hábito de realizar eventos culturais na feira para que exista essa aproximação entre o poder público, os agentes culturais e a população em geral. Estamos todos juntos na luta por melhores condições de trabalho para os artesãos japerienses”, comemorou. 

Além da secretaria de Cultura, outras Pastas também estiveram presentes na Feira Moda Casa, como a do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que distribuiu mudas de plantas, Esporte, Turismo e Lazer, Segurança e Ordem Urbana, Assistência Social e Trabalho, Agricultura e Pesca, Saúde, além da secretaria de Proteção e Defesa Civil. O público presente também teve a oportunidade de adquirir produtos oriundos da agricultura rural e urbana, realizar exames de vista e curtir apresentações musicais.   

Com o êxito do evento, os organizadores da Feira têm a expectativa de que o artesanato japeriense se consolide como uma potência cultural e artística do estado do Rio de Janeiro. Com os artesãos empolgados e os clientes satisfeitos, o “Dia do Artesão” ficará marcado na memória dos japerienses.

Repórter: Cadu Andrade

Fotos: Lucas Alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*