Japeri realiza mobilização de saúde em diversos bairros

Profissionais de saúde e população apoiam as ações da SEMUS que levam serviços de saúde para mais perto dos moradores

“A proximidade com a população é fundamental. A unidade de saúde se expande e atinge o maior número de pessoas possível e a Prefeitura de Japeri alcança o seu objetivo”, essas são as palavras do médico Daniel Soto Lopes durante os atendimentos realizados na Mobilização da Saúde, promovida nesta segunda-feira (20) no bairro Nova Belém, onde uma equipe de 20 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos, agentes de saúde, administrativos e apoio prestaram serviços à comunidade. Na próxima terça-feira (21) a ação acontecerá no bairro Delamare, às 9h.

Com a estrutura montada embaixo de uma árvore grande e frondosa, os moradores tiveram acesso à informação, marcação de consultas de diversas especialidades, verificação de pressão arterial, atualização da caderneta de vacinação, mas principalmente acolhimento de saúde humanizado, próximo de suas residências e possibilitando o encontro com os vizinhos.

Para Carmen Veloso Teixeira, 67 anos, moradora há 40 anos do bairro Nova Belém, a ação é maravilhosa. “Está mais próximo, não demora. A gente tem informação, tá tudo maravilhoso”, declarou, animada por ter marcado preventivo, verificado a pressão e passado por consulta médica.

A ação foi aprovada também pelos agentes de saúde que estão diretamente no trato com os usuários. Patrícia Arede e Lourdes Rogel, funcionárias há cinco anos, partilham da importância da ação como forma de agilizar os atendimentos. “Levamos essas ações de saúde e de conscientização para os nossos pacientes, com isso ficamos mais próximos deles”, diz Lourdes.

Com 158 atendimentos no dia de hoje, os moradores e profissionais de saúde já estão na expectativa da próxima ação. “A saúde tem que estar próxima. Porque proximidade cria vínculo e isso nos permite um atendimento integral”, finaliza Elizaine Annunciação, enfermeira da unidade.

Ações de saúde ocorrem em bairros de todo o município de Japeri

Em seu primeiro ano, o projeto de saúde itinerante atendeu cerca de 8 mil pessoas em diversos bairros da cidade. “Ouvir a população, identificar a demanda e levar a saúde para mais perto das pessoas, esse é o principal objetivo do nosso projeto”, explicou a Drª Ana Luiza Affonso, secretária de Saúde.  

As unidades básicas de saúde de Rio D’Ouro e Marabá realizaram, na última sexta-feira (17), 270 atendimentos entre aferição de pressão arterial, glicemia, preenchimento de caderneta do idoso, auriculoterapia, pesagem, marcação de consultas, preventivo, puericultura, além de serviço médico, pediátrico, distribuição de preservativos e atividades para as crianças. A unidade Rio D’Ouro teve a parceria e colaboração do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Segundo a subsecretária de Atenção Básica, Simone Cruz, tem crescido a participação dos japerienses nas ações desenvolvidas. “O trabalho tem se expandido e está tendo bons resultados”, explica.

Texto: Jamille Campos

Fotos: Divulgação PMJ

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*