Plantio de mudas de árvores marca o primeiro dia da semana da água , em Japeri

Mobilização tem como objetivo conscientizar os cuidados com o meio ambiente

Onze alunos da Escola Municipal Pedra Lisa participaram, na manhã desta segunda-feira (20), da abertura da Semana Mundial da Água, em Japeri. A atividade iniciou com um vídeo sobre o ciclo da água, no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê. Em seguida, os pequenos foram  para as margens do Rio São Pedro, dentro da APA – Área de Proteção Ambiental Estadual do Guandu.

Com idades entre 6 a 7 anos, as crianças se divertiram enquanto plantavam pequenas mudas de árvores nativas. No total, foram usadas 75 unidades divididas entre quatro espécies, dentre elas: algodão da praia, pau formiga, fedegoso e pau tenente.

A professora Márcia Miguel, de 50 anos, destacou a importância da educação ambiental nas escolas. “Eu acho que todas as unidades escolares deveriam aderir a este tipo de atividade, pois é excelente para os alunos se comunicarem com o meio ambiente. E este tipo de atividade começa com a criança, é maravilhoso!”, acrescentou a educadora.

Além dos estudantes, o presidente da Câmara de Vereadores, Walter Trajano, o vereador Matheus Ferraz, a Secretária  Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, o Subsecretário da Pasta Jorge Antônio de Souza, o representante do INEA, Bruno Catane, guardas ambientais e estagiários da Secretaria municipal de educação participaram da abertura do evento.

Para Meire Lucy, a mobilização é uma forma de conscientizar as crianças para um futuro melhor. “A ação busca chamar atenção dos alunos. O foco é a criança. Elas conseguem mobilizar os pais, as famílias e os professores. E sem esta prática não muda o comportamento ”, disse a gestora.

A ação visa sensibilizar toda a comunidade escolar, além de promover a conscientização, frisando a importância do gerenciamento adequado dos recursos hídricos e estimular a adoção de práticas e medidas adequadas para proteção do meio ambiente.

“Achei muito interessante este plantio de mudas com a participação das crianças que são o futuro da nossa sociedade. Assim ajudamos eles a preservar o meio ambiente desde novos”, declarou o aluno do Programa Ambiente Jovem, Jairo Cláudio Modesto Rezende, de 20 anos.

A pequena Nicole Ramos da Silva, de 07 anos, ficou encantada com a tarefa. “ É uma atividade muito legal. Não vejo a hora de voltar aqui para ver minha plantinha enorme”, disse.

Já Maria Luiza, 06 anos, esbanjava alegria ao plantar sua primeira muda. “Minha plantinha vai dar muitos frutos e muita sombra daqui um tempo”, afirmou.

Programação da Semana da Água em Japeri:

Na terça-feira (21), a SEMADES preparou uma oficina sobre a qualidade da água com os estudantes do Projeto Ambiente Jovem, no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê. As atividades serão oferecidas das 10h às 14h.

Já na quarta-feira (22), será realizado o anúncio do Projeto Rios em Movimento, uma iniciativa do INEA em parceria com a Onda Verde e a SEMADES, a atividade será realizada na Escola Municipal Santos Drumond às 10h e no CIEP 206 Cyrene Moraes Costa às 14h.

Na quinta -feira(23), 10h, no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê, haverá o debate “O ambiente da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu no contexto das mudanças climáticas”. A mesa será composta pelos responsáveis da pasta ambiental dos municípios que fazem parte da bacia hidrográfica do Rio Guandu, sendo eles, Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Paracambi, Queimados, Seropédica, Barra do Piraí, Mangaratiba, Mendes, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Piraí, Rio Claro, Rio de Janeiro e Vassouras.

A programação se encerra na sexta-feira (24) com o terceiro Fórum Ambiental de Japeri, com tema no “ODS 6- Água limpa e saneamento”. O evento acontecerá às 10h, no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê.