Espetáculo “Os Rebouças” promete movimentar o cenário teatral de Japeri

Japerienses terão a oportunidade de acompanhar o trabalho de uma das mais influentes companhias de teatro do Rio de Janeiro

A Biblioteca Municipal Carlos de Souza, em Japeri, será palco para o grande espetáculo “Os Rebouças” na próxima terça-feira (28/03). A aula-peça é desenvolvida pela Companhia Teatral Queimados Encena e propõe estimular o debate acerca da importância do negro para o desenvolvimento do Brasil. O evento, que começa às 13h30, é gratuito e será repleto de citações, poesias e música. 

A peça é interpretada e idealizada pelos artistas Leandro Santana e Marcelo Viégas, que darão vida aos engenheiros Antônio e André Rebouças. De acordo com os organizadores do evento, o objetivo do projeto é difundir o legado e a participação dos irmãos Rebouças na luta pela causa abolicionista. O preconceito, a intolerância e o racismo são alguns dos temas centrais do espetáculo dirigido por Rodrigo França e Kennedy Lima. 

Indicado ao Prêmio Shell de Teatro, Leandro Santana é um dos principais nomes da arte na Baixada Fluminense. O autor defende que a peça terá um papel importante para as discussões sobre a representatividade negra. “Eu e o Marcelo vamos revezar os papéis e representar vários personagens que compõem a história da família Rebouças. O nosso público-alvo é composto por estudantes. Essas crianças poderão trocar conhecimento sobre figuras históricas do abolicionismo a partir do formato da aula-peça, que foi escrita de forma genial pelo Celso Taddei. Além disso, vamos dar continuidade ao nosso projeto de falar coletivamente sobre o teatro na Baixada”, pontuou o ator. 

O secretário de Cultura, Jorge Braga Jr., projeta que a exibição trará inúmeros benefícios ao povo de Japeri. “Um dos objetivos da nossa Pasta é garantir o direito ao acesso à cultura e valorizar a produção da cidade e da região. Receber uma Companhia de uma cidade vizinha que já realizou diversas parcerias com grupos de Japeri é muito significativo. Através da linguagem teatral, a população, sobretudo os estudantes, poderão ter acesso a essa história que por muitos anos ficou apagada. O teatro tem esse poder de formar, informar e transformar a nossa realidade”, comemorou. 

O evento conta com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, e com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Japeri. A promessa dos idealizadores do espetáculo é de que o público presente na Biblioteca Municipal terá acesso a um vasto repertório acerca da cronologia da Família Rebouças, incluindo relatos sobre momentos marcantes da história, da política e dos costumes nacionais do século XIX, como a Revolta dos Alfaiates, a Proclamação da República e o Movimento Abolicionista. 

Repórter: Cadu Andrade

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*