Japeri abre ações em comemoração o Dia de Combate à Tuberculose

Pacientes do programa participaram de uma palestra e café da manhã nesta terça (21)

Com o Dia de Combate à Tuberculose se aproximando, dia 24, a Secretaria Municipal de Saúde de Japeri vem antecipando suas ações. Nesta terça-feira (21) uma palestra e um café da manhã foram organizados para os pacientes do programa, estes apresentando baciloscopia negativa.  O objetivo foi lembrar a importância da data e reafirmar o compromisso de eliminar a doença até 2035, como preconiza o Ministério da Saúde. O evento aconteceu no Centro de Especialidades Médicas de Engenheiro Pedreira.

A continuidade no tratamento e a importância dos contatos próximos fazerem exames, foi um dos pontos mais altos do bate papo com os pacientes. Segundo o médico Tisiologista, José Sapienza, em alguns casos, o infectado termina o tratamento e tempos depois membros da família entram no Programa de Combate à Tuberculose com a mesma doença.

“É extremamente relevante que os familiares entendam a importância de virem aqui para fazer o teste, evitando assim a infecção e propagação da doença. É importante ainda que fiquem atentos aos sintomas como: tosse por mais de três semanas, febre baixa, perda de apetite e mal estar, orienta o médico.

Uma das preocupações dos técnicos é com o abandono do tratamento, o que obriga a ingestão de medicamentos mais fortes, mais caros e demanda mais tempo para a cura, o que normalmente ocorre em seis meses.

Fim do tratamento

O eletricista Ricardo de Oliveira, 47 anos, está comemorando o fim do tratamento que já está próximo, será em 4 de abril.  “Vim de São João de Meriti para cá e estou sendo muito bem atendido. Sigo as orientações da equipe e do médico e em abril finalizo o tratamento”, disse. No programa há três meses, Paulo Cesar da Silva, 56, assim como o seu colega já não transmitem mais a doença. “Estou muito feliz. Ainda recebo ajuda de uma cesta básica do Governo do Estado”, contou.

A Subsecretária de Vigilância em Saúde, Priscila Barbosa, prestigiou o evento, que contou ainda com as presenças da coordenadora de epidemiologia Renata Lameira, da médica especialista Bruna Barra, das técnicas da gerência de Tuberculose da Secretaria Estadual de Saúde, Márcia Corrêa; da Sanitarista, Isabela Cardoso, e da Assistente Social, Ana Clara Fontenelle, ambas da OPAS; da coordenadora do programa de Tuberculose de Japeri, Maria José Brandão, entre outras presenças.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*