1º Encontro de Professores da Educação Especial é realizada em Japeri

Com dois dias de capacitação, a iniciativa visa proporcionar uma aula mais inclusiva

Uma sala de aula mais inclusiva, com ensino de qualidade e mais recursos para os alunos com deficiência física e motora: esse é o principal objetivo do 1º Encontro dos Professores da Educação Especial realizado nesta quarta-feira (22). A iniciativa promovida pela Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aconteceu na Escola Municipal Pastor Aristides Arruda.

Com dois dias de encontro, cerca de 60 profissionais do Atendimento Educacional Especializado aprenderam na prática como utilizar diferentes recursos para proporcionar um aprendizado mais eficaz e inclusivo aos alunos.

“Esse encontro é fundamental para articular quais são as ações que serão realizadas ao longo do ano com esses alunos, além de orientar os professores a melhor maneira de trabalhar com o estudante, de uma forma que eles aprendam e se sintam parte da turma”, explicou  Glaucia dos Santos, Coordenadora da Educação Especial.

Durante o encontro, os profissionais da educação se colocaram no lugar dos alunos especiais para realizar as atividades propostas pela coordenadora. A professora do João XXIII, Aparecida Lúcia Pinto, interpretou um estudante com deficiência visual. “Essa iniciativa está sendo muito importante e bem aproveitada. Achei muito interessante aprender na prática diversos recursos diferentes para colocar em prática”, concluiu.

Para a secretária da Pasta, Professora Caroline Ontiveros, as capacitações são importantes para uma educação eficaz. “Nos preocupamos em proporcionar uma aula de qualidade. Com isso, acreditamos que promover essas oficinas com os profissionais da educação é essencial para melhorar o ensino dos alunos”, explicou a gestora.