Dia Mundial da Água é comemorado com palestras e atividades educativas, em Japeri

O evento lembrou o aniversário de 16 anos da APA Guandu

Para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira (22), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Japeri (SEMADES) promoveu uma atividade especial no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê. Isto porque a área de Proteção Ambiental (APA) Guandu está completando 16 anos.

A APA Guandu é uma área protegida de uma localidade que realiza o abastecimento e tratamento de água potável para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. São onze cidades beneficiadas com a unidade de conservação, entre elas está a cidade de Japeri.

O evento foi aberto pelo vice-prefeito, Carlos Januário, que falou da importância da preservação ambiental. “Nossa gestão trabalha com a visão de sustentabilidade e preservação da natureza, principalmente da nossa água, que é o mais importante para a vida humana”, concluiu. Ele falou dos esforços da Secretaria que tem buscado apoio dos governos Federal e do Estado para manter a sustentabilidade.

Além do gestor, a Secretária da SEMADES, Meire Lucy destacou a relevância da APA Guandu e da semana da Água. “É uma enorme satisfação ter em nosso Núcleo de Educação Ambiental a presença do aniversário da APA Estadual do GUANDU. E hoje é também o dia da água. Ela que nos dá a vida. Quero agradecer a Dra. Fernanda Ontiveros pela oportunidade de estar colaborando com o nosso trabalho de educação ambiental e pelo acolhimento de sempre”, declarou.

A programação incluiu palestras e apresentação do Projeto Rios em Movimento. As equipes estiveram nas Escolas Municipal Santos Dumont e estaduais Ciep 206 Cyrene Costa e Escola Armando Dias, consiste na educação ambiental e supervisão dos corpos hídricos.

O evento também contou com a participação da equipe da SEMADES.