Workshop incentiva o patrocínio de projeto esportivos e culturais em Japeri

Evento ocorreu na Biblioteca Municipal e reuniu diversos interessados em aprender sobre a captação de recursos por meio do ICMS

Palestrante Alcimario Júnior

Com o objetivo de fomentar o financiamento de projetos culturais e esportivos, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e o Fórum dos Conselhos Municipais de Políticas Culturais, promoveu um grande workshop de captação de recursos por ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) nesta quarta-feira (22/03). O evento gratuito ocorreu na Biblioteca Municipal Carlos de Souza e propôs o compartilhamento de informações acerca da Lei 8266/18, que prevê a concessão de benefício fiscal em prol do desenvolvimento da cultura e do esporte fluminense.

De acordo com os apoiadores do evento, inúmeros projetos são desclassificados por falta de conhecimento do edital e deficiência na escrita das propostas. Com o intuito de diminuir a incidência desta problemática entre os produtores culturais e esportivos de Japeri, o workshop desta quarta-feira contou com uma série de dinâmicas e tutoriais educativos a respeito do dispositivo legal que autoriza o Estado a restituir o incentivo fiscal para a prática de atividades culturais.

O curso de capacitação foi conduzido por Alcimario Júnior, que fez parte da equipe que criou a referida Lei. Durante a palestra, o escritor e locutor defendeu a importância do aprendizado da Lei para a população artística do estado do Rio de Janeiro. “Muitas pessoas acham que o mercado está saturado, mas a cultura sempre se renova. A grande questão é que muitas pessoas são excelentes produtoras de cultura, mas não sabem como captar recursos para alavancar seus projetos. E essa realidade precisa mudar. A Lei do ICMS faz a diferença no orçamento da Cultura. Mas para isso acontecer, precisamos estruturar um bom projeto e ter uma ótima capacidade de convencimento, pois precisamos dialogar com os empresários”, destacou.

Aldenir “Tim”, que é um dos principais nomes do funk japeriense, esteve presente no evento e saiu de lá animado com os ensinamentos transmitidos pelo workshop. “Estamos há muito tempo trabalhando com o funk aqui em Japeri e sempre buscamos um incentivo. Esse curso será muito útil para o futuro da nossa arte e esperamos conquistar mais espaço. Tudo o que queremos é mostrar o nosso trabalho e acredito que hoje demos um passo importante”, disse o cantor.

O workshop contou com a presença do secretário de Cultura, Jorge Braga Jr., da subsecretária de Cultura, Daniela Beliago, da secretária de Esporte, Cultura e Lazer, Valéria Carla, e de diversos representantes do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Agentes culturais japerienses de diversos segmentos, como da música, artesanato e grafite, participaram do evento e estão preparados para pleitearem recursos para os seus projetos.

Para Jorge Braga Jr., o workshop, que veio por meio da Alerj e do Colegiado Estadual da Dança, veio para dar a oportunidade aos agentes culturais da cidade. “É uma forma de incluir cada vez mais os agentes culturais nas políticas culturais do Estado”, avalia.

Repórter: Cadu Andrade

Fotos: Lucas Alexandre