Fórum do meio ambiente encerra a programação da semana da água

O evento foi aberto pela prefeita Dra. Fernanda Ontiveros

O 3º Fórum Ambiental realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, movimentou, nesta sexta-feira (24), o último dia de comemoração da semana da água, no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê. O evento foi aberto pela prefeita Fernanda Ontiveros e teve como tema ODS 06- Àgua Limpa e Saneamento, com o objetivo de assegurar o acesso aos direitos básicos a todos, independentemente de condição social, econômica e cultural.

A prefeita destacou a relevância dos eventos de meio ambiente na cidade. “Estou muito feliz em participar deste evento tão valioso na nossa cidade. Trabalhar as questões ambientais é um dever do meu governo, inclusive foi na minha gestão que se teve o licenciamento ambiental municipal. Tudo isto vem de uma construção de muito empenho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, ressaltou.

No encontro que reuniu professores, estudantes, representantes da Àguas do Rio, Light, secretários municipais e vereadores, mais uma vez os cuidados com a água e o saneamento foram temas centrais. O evento contou mais uma vez com a participação de artesãs da Economia Solidária que fizeram uma exposição de seus trabalhos de artesanato e reciclagem.

Para Marcos Jorge, coordenador do Consórcio Guandu, a iniciativa precisa ser disseminada para a população para o exercício de proteção ambiental. “O trabalho da SEMADES e da prefeitura de Japeri é fundamental para o desenvolvimento da consciência da população para os serviços de saneamento básico, proteção do meio ambiente, e em especial a água “, declarou.

Já a assessora institucional da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Kelly Saraiva disse que o Fórum é uma iniciativa vital na busca por soluções sustentáveis para os desafios e soluções enfrentados com relação a água e ao saneamento. “O Fórum é uma oportunidade única para construir parcerias, colaborar e tomar medidas concretas para enfrentar os desafios globais relacionados à água e saneamento”, disse.

A cerimônia reuniu alunos do 9° ano, da Escola Municipal João XXIII que foram acompanhados da coordenadora Angélica Aguiar. Quem também marcou presença foi a Secretária Municipal de Educação, Caroline Ontiveros.
O debate contou com a participação da Vice – diretora do Consórcio Centro Sul, Talita Russo, do Conselheiro do Meio Ambiente, Esdras Silva, do Vice Prefeito Carlos Januário, e do vereadores Matheus Ferraz, Ziel Pavani e JC de Souza.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*