Espetáculo “Os Rebouças” faz sucesso em Japeri

Produção teatral propôs debate sobre o preconceito, intolerância e racismo 

A aula-peça “Os Rebouças” foi a protagonista da terça-feira (28) dos japerienses. A Biblioteca Municipal Carlos de Souza, em Japeri, abrigou um público animado, que aplaudiu de pé a apresentação realizada pela Companhia Teatral Queimados Encena. Os idealizadores e atores do espetáculo, Leandro Santana e Marcelo Viégas, deram vida aos irmãos André e Antônio Rebouças, que foram figuras importantes na luta pela causa abolicionista. O espetáculo é patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

De acordo com os organizadores do evento, a peça teve como objetivo a difusão do legado dos irmãos Rebouças na construção da representatividade negra, além de oferecer resistência ao racismo e à intolerância. A apresentação durou cerca de uma hora e contou com citações, poesias, música e uma grande variedade de figurinos.

O secretário de Cultura, Jorge Braga Jr, exaltou a relevância da peça para a cultura e a educação de Japeri. “É uma história que as pessoas não possuem acesso quando estão na escola. O nosso público de hoje era majoritariamente estudantil, então foi uma excelente oportunidade de aprendizado. Nossos alunos precisam saber do papel desenvolvido pelos Rebouças na história do Brasil”, disse o gestor. 

O ator Leandro Santana ressaltou o papel da peça para o reconhecimento do negro no desenvolvimento do Brasil. “Tentamos divulgar, de forma bem didática, as personalidades negras que ajudaram na construção do nosso país. Estabelecemos um canal direto de diálogo com os jovens. O abolicionismo não pode ser tratado de forma superficial, este tema exige uma maior atenção”. Já o intérprete Marcelo Viégas defendeu a atualidade das discussões propostas pelo espetáculo. “O que fizeram com os negros nos séculos passados continua ocorrendo nos dias de hoje. Precisamos estar incomodados e mostrar para as pessoas que o preconceito machuca”, defendeu. 

A professora Cristiane Carvalho assistiu a aula-peça ao lado dos alunos do Colégio Estadual Barão do Rio Branco. A coordenadora pedagógica destacou a importância da experiência para os estudantes “Eles tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento por meio da arte. Essa apresentação contribuiu muito para o aprendizado, pois ela foi lúdica, engraçada e direta. Posso garantir que muitas das cenas ficarão marcadas na mente e no coração dos alunos”, elogiou.

Texto: Cadu Andrade

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*