Estudante da EJA de Japeri supera o analfabetismo e mira no ensino superior

Município ainda tem vagas abertas para modalidade até o dia 31 de março

Caderno na mesa, lápis na mão e uma nova história sendo escrita na vida do aluno da Educação de Jovens e Adultos de Japeri, Adriano Araújo (46). Após anos sem nunca ter pisado em uma sala de aula por não ter sido registrado ao nascer, o estudante do 7º ano da Escola Municipal Duque de Caxias está prestes a ter o seu diploma na mão.

“Passei por muitos problemas ao longo da minha vida por não ter nenhum documento. Era como se eu não existisse. Não podia estudar, não podia trabalhar de carteira assinada e não pude registar meus filhos, mas graças a Deus tudo isso mudou”, disse o morador do bairro Cajuri, Adriano.

Alfabetizado com mais de 30 anos, após conseguir todos os documentos e se matricular na EJA, Adriano hoje é compositor e almeja fazer faculdade de logística. “Toda vez que eu piso nessa escola é uma nova oportunidade que se abre para mim. Pois quando criança, eu sonhava em participar de um desfile cívico e não podia porque não era aluno e agora eu posso”, comemorou o estudante.

Assim como o Adriano, centenas de pessoas não estudaram ou precisaram interromper os estudos devido às circunstâncias da vida. Só em Japeri, mais de 450 moradores tentam recuperar o tempo perdido e hoje fazem parte da Educação de Jovens e Adultos.

“A EJA é uma modalidade de ensino importantíssima que dá a oportunidade para as pessoas que não tiveram o acesso à educação na escola convencional e idade apropriada”, explicou a orientadora da EJA, Renata Russo”.

Matrículas abertas

Os moradores que, assim como o Adriano, desejam completar os estudos, devem ficar atentos. Isto porque a Secretaria Municipal de Educação está com vagas abertas para a EJA até o dia 31 de março. Para se matricular, basta comparecer nas unidades de ensino que oferecem a modalidade com todos os documentos.