Prefeitura de Japeri entrega kits de uniforme à Agentes Comunitários de Saúde

A ação permite a identificação e a segurança dos agentes durante as ações nos bairros

Eles são a principal porta de entrada dos pacientes do SUS. É de singular importância que estejam uniformizados e identificados para o exercício do trabalho”. Com essas palavras a Secretária Municipal de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso, iniciou a entrega dos uniformes dos 160 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), na manhã desta quarta-feira, (29).

Os ACSs das Unidades Básicas de Saúde dos bairros São Sebastião, Alecrim e Santa Amélia foram os primeiros a serem contemplados com o kit, composto por: mochila, blusas, calça, capa de chuva e boné comprados pela prefeitura Municipal de Japeri. De acordo com a secretária, os uniformes também serão entregues aos agentes de endemias, SAMU e outras categorias profissionais.

”Identificamos a necessidade, montamos o processo e hoje estamos entregando a mais de 160 agentes comunitários de saúde os kits que irão permitir a identificação e a segurança da população e dos agentes”, destaca Simone Cruz, Subsecretaria de Atenção Básica da cidade.

Para a ACS Valéria Xavier, o uniforme é a garantia de acesso a residência dos pacientes.  “Foi uma espera de cinco anos e hoje eu visto pela primeira vez o meu uniforme”, diz a agente que atua na unidade UBS do Alecrim desde 2017.

Já para Ariana Moreira, ACS que atua na localidade do Alecrim, o uniforme é a melhor forma de identificação do agente. “De longe vão dizer: – Vem a azulzinha!”, relata feliz.