Programa Viva Japeri é reconhecido pelo Ministério da Saúde pelas boas práticas

Graças ao trabalho desenvolvido na cidade para o enfrentamento da violência contra mulher, projeto irá participar do Webinário que vai debater o assunto em todo país

“Construindo fluxo e tecendo a rede de proteção as violências contra mulheres japerienses e suas vulnerabilidades”, com esse tema o Programa Viva Japeri foi selecionado pelo Ministério da Saúde (MS) para participar do Webinário que vai debater a violência contra mulher e seu enfrentamento em todo o país, nos dias 30 e 31 de março.

A seleção reuniu as melhores práticas e vai nortear as diretrizes de combate à violência contra mulher.  O evento ocorrerá  das 14h às 18h, por  meio de inscrições na plataforma webinar.

O Programa Viva Japeri, da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou ao MS sua atuação na cidade por meio do cuidado e o monitoramento às vítimas de violência interpessoal ou autoprovocada com a utilização da ficha do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

A ficha, que mostra as diferentes formas em que a violência se apresenta, permite um encaminhamento da vítima a proteção integral e a monitoria desses atendimentos para cessar o ciclo de agressões. O Programa Viva Japeri trabalha para que o profissional seja sensível ao preencher a ficha de notificação e não deixe de informar todas as situações vividas pela vítima.

“Todos os anos o mês de março é totalmente voltado às comemorações do Dia da Mulher, mas aqui nós vamos além das comemorações e atuamos no cuidado e no monitoramento das vítimas de violência doméstica”, relata a psicóloga e coordenadora do programa, Silvana Amaro.

Para Maria Cristina Ribeiro, técnica de vigilância em saúde do programa, esse é um convite para falar de um assunto delicado, mas que protege e salva vidas.

O debate se destina a gestores e profissionais da rede de atenção à saúde, profissionais das áreas técnicas, professores e alunos. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://webinar.aids.gov.br/principal.php

Viva Japeri: Programa Municipal de Vigilância em Violências e Acidentes

O programa existe desde 2021, no Centro Municipal de Especialidades (CEMES) de Engenheiro Pedreira, sob a responsabilidade da Subsecretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS) e, com uma equipe multiprofissional, que realiza a organização e estruturação das ações de enfrentamento preventivo e monitoramento das vítimas de violência por meio  da ficha do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

O treinamento das equipes das unidades para uma escuta apurada e o preenchimento correto da ficha é uma das etapas da estruturação. “A gente ensina o profissional a se familiarizar com a ficha depois a gente refina o olhar e a escuta”, relata Silvana.

As principais fontes de encaminhamento são o Hospital Municipal e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM). Nesta fase ocorre a identificação da violência e o mapeamento da rede de apoio para o atendimento.

“Trabalhamos para o dia em que o nome desse projeto será uma comemoração pelo alcance do fim das violências”, diz a Subsecretária Municipal de Vigilância em Saúde, Priscila Barbosa, que recomenda a todas as vítimas: “não se calem! Denunciem!”.

As fichas de notificação são remetidas para o MS, onde se tornam estatísticas que geram impacto e mobilização de políticas públicas. Por isso, Renata Lameira, coordenadora de Vigilância Epidemiológica, destaca que o maior desafio do programa é a sensibilização dos profissionais para não deixar nenhum caso de violência sem notificação e extinguir a subnotificação.

O Viva Japeri participa, ainda, do Projeto Fortalecendo Redes, onde reúnem representantes de todos os equipamentos de apoio e realizam mensalmente o estudo de casos.

Texto: Jamille Campos

Foto: Lucas Alexandre