Programa “Prefeitura em Movimento” promove democratização de serviços públicos em Japeri

Projeto foi lançado neste sábado e terá continuidade no domingo

Centenas de pessoas foram atendidas na primeira edição do Programa “Prefeitura em Movimento”. Com o objetivo de oportunizar o acesso aos serviços públicos e promover uma aproximação entre os servidores do município e os cidadãos, a Prefeitura de Japeri ofereceu mais de 60 serviços à população japeriense que, lotou a quadra do bairro Alecrim neste sábado, (1/04).A mobilização ocorrerá novamente no domingo (2/04), das 9h às 17h, no mesmo local.

Quem esteve no espaço pôde fazer preventivo, passar pelo médico e o melhor, já sair com a data do exame marcado. Tudo no mesmo lugar. Uma facilidade para os  moradores de Japeri, sobretudo aqueles que não podem se deslocar até os órgãos públicos durante a semana.

A dona de casa Bruna Souza dos Santos, 31 anos, aprovou o atendimento. Ela que morava em São João de Meriti ficou surpresa e grata pelos serviços. “Vim com meu esposo e meus quatro filhos. Passei pelo médico e já saí daqui com encaminhamento para o oftalmologista e pedidos de exames de sangue”, comemorou.

Além dela, os demais moradores tiveram a oportunidade de resolver pendências, agilizar processos, colocar a saúde em dia e muito mais. Entre os serviços que foram ofertados estão: emissão de boletos de tributos, cadastro de IPTU, distribuição de cartilhas educativas, atividades de lazer, exposição de produtos agrícolas, distribuição de mudas, programa de tira dúvidas sobre o MEI e regularização de CPF, emissão de cartão preferencial, orientação para licenciamento de obras, apresentações artísticas, verificação de glicemia, agendamento de exames, entre outros.

A prefeita de Japeri, Dra. Fernanda Ontiveros, esteve presente na ação e destacou a importância do programa “Prefeitura em Movimento”. “Muitos programas surgem quando nós ouvimos o povo, então a nossa relação de proximidade com a população foi essencial para projetarmos o “Prefeitura em Movimento”. Sabemos que muitas pessoas têm dificuldade para acessar os serviços públicos durante a semana. Tínhamos que solucionar essa questão. A partir de agora a população terá o primeiro final de semana de cada mês para resolver suas pendências”, disse a gestora municipal.

Perto de casa

O morador do bairro Alecrim, Ivanildo Mendes, aproveitou a oportunidade para passar na tenda da Secretaria Municipal de Saúde e fazer alguns exames. “Verifiquei a minha pressão e passei por uma consulta médica. Estava precisando fazer algumas perguntas ao doutor. Esse evento chegou na hora certa e agora estou mais tranquilo”, comemorou.

Já o japeriense, Gilcimar Alves, elogiou a mobilização organizada pela prefeitura de Japeri. “Cheguei bem cedinho e em poucos minutos fui atendido. Fiz o parcelamento do meu IPTU e pedi a isenção de alguns documentos. Tudo foi resolvido bem rápido e os servidores foram muito atenciosos”, disse o vendedor.

O programa “Prefeitura em Movimento” será realizado nos primeiros sábados e domingos de cada mês, sempre em um bairro diferente da cidade.

Texto: Cadu Andrade

Foto: Lucas Alexandre