Saúde da Pessoa Idosa marca presença no “Prefeitura em Movimento”

O objetivo do programa é que os japerienses possam envelhecer com saúde e dignidade

Um dos serviços mais acessados no “Prefeitura em Movimento”, na quadra do Alecrim, no último final de semana foi o “Programa Saúde da Pessoa Idosa – Envelhecer com saúde e dignidade”, iniciativa da Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS). Durante o evento, 43 cadernetas do idoso foram distribuídas. O documento registra todas as ações de saúde como vacinas, consultas médicas e orientações sociais.

O Programa, que tem  por objetivo promover a atenção integral à saúde das pessoas com 60 anos ou mais, disponibiliza a essa população serviços de atenção coletiva e preventiva. Para a coordenadora do programa, Rafaella Oliveira, participar do Prefeitura em Movimento foi uma grande oportunidade de falar um pouquinho com cada idoso que passou no estande. “Recebemos sorrisos e principalmente orientamos e entregamos as cadernetas do idoso. Experiência única! Já estamos prontos para outra”, completou.

Ainda segundo a coordenadora, os idosos possuem os mais variados perfis como, acamados, em vulnerabilidade social, deficiência visual, física e motora. Ela conta que o acesso ao programa inicia pela unidade básica de saúde, onde o idoso é cadastrado pelas equipes das estratégias de saúde da família. A partir daí, ocorre o acompanhamento integral médico, atividades físicas e sociais, orientação nutricional, programas hiperdia, melhor em casa, Núcleo de Atendimento à Saúde da Família (NASF) e Academia da saúde.

O aposentado Carlos Roberto dos Reis, morador do bairro Alecrim há 59 anos, tomou conhecimento da ação no bairro por intermédio de um vizinho.  “Fiz limpeza dentária e gostei muito dos atendimentos, super rápido”, disse o idoso de 63 anos.

Atividades físicas

Os idosos da cidade contam com atividades físicas acompanhados por profissionais de educação física. Quem anda pela cidade se depara com eles nos ônibus ou nas praças a caminho ou voltando da Academia da Saúde, onde os exercícios acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 10h. Já no bairro da Chacrinha, as atividades acontecem às terças e quintas, das 7h às 10h.

Texto: Jamille Campos

Foto: Lucas Alexandre