Prefeitura de Japeri realiza entrega de kits de uniformes de Agentes de Combate as Endemias

O município também adquiriu equipamentos para o combate as endemias

Cumprindo um compromisso com os Agentes de Combate as Endemias (ACEs), a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) realizou na última quarta-feira, 5/04, a entrega dos kits de uniformes, no Centro Municipal de Especialidades Médicas (CEMEP) de Japeri.

A ação vai facilitar a identificação dos ACEs nas visitas as residências, levando segurança tanto para os agentes quanto para a população.

“Todo passo que a gente dá é muito embasado, estamos com muito empenho para arrumar a casa. Esse ano é um ano de muita entrega, cumprimos hoje, mais uma etapa”, disse a secretária municipal de saúde, Drª Ana Luíza Affonso.

Os kits são compostos por blusas, bolsa, boné, calça, capa de chuva e jaqueta e vão beneficiar cerca de 130 agentes que atuam por meio de visitas domiciliares para descobrir e destruir focos; evitar a formação de criadouros e impedir a reprodução de mosquitos, além de orientar a população com ações educativas.

Os agentes receberam ainda equipamentos de combate as endemias de Dengue, Zika e Chicungunha.  A  Máquina UBV/Fumacê, Frogger e Dispersor Costal serão usados no controle de mosquitos vetores da Malária, Dengue, Leishmanioses e Filarioses com maior eficácia.

Para Ana Elizabeth Rodrigues Lins, diretora de Vigilância Ambiental, a Secretaria Municipal de Saúde e a Subsecretaria de Vigilância em Saúde entenderam os desafios e os déficits do setor.

“Elas se empenharam para sanar essa demanda. Essa entrega de uniformes termina com uma espera de 12 anos da categoria”, completou.

Em breve, outras categorias profissionais também serão contempladas.