Atenção, acolhimento e atendimento humanizado em saúde na Casa da Mulher de Japeri

Unidade médica oferece serviços especializados

“Dizem que a mulher é sexo frágil. Mas, que mentira absurda!”. Essa é uma verdade absoluta que toda mulher lê no painel de entrada da Casa da Mulher Carolina Russo de Oliveira, de Japeri. Unidade médica da Secretaria Municipal de Saúde que oferece as japerienses atendimentos especializados.

E assim, como nos versos do cantor Erasmo Carlos, a unidade é um lugar onde se misturam histórias de mulheres fortes e sábias, que encontraram atenção, acolhimento e atendimento humanizado de saúde.

Atendida na Unidade Básica de Vila Central, a agente de saúde Noemi Gama Santiago, de 26 anos, foi encaminhada para Casa da Mulher por apresentar aumento da pressão arterial na 36ª semana de gestação.  Ela que orienta e zela pela saúde da população na sua atuação profissional, agora estava no papel inverso.

Em sua segunda consulta, a fala rápida demonstrava a ansiedade pela chegada do primeiro filho. “Quero que ele nasça com saúde e no tempo certo”, relatou ela, acompanhada da mãe.

Para a vovó, Noemia Moreira Gama, de 60 anos, a palavra de ordem é “Vem Joaquim! Vovó te espera meu amor”, diz a professora que aguarda para ter nos braços o quarto neto.

Complexidade gestacional

Noemi é uma das muitas gestantes encaminhadas para Casa da Mulher por apresentar alguma complexidade gestacional. A unidade, referência em gravidez de alto risco, oferece serviços que atuam no controle de doenças que causam mal à mãe e ao bebê.

Após a consulta, o médico Fábio Denardin, tranquilizou a família de que está tudo bem e que a data prevista para a chegada de Joaquim está mantida. “Agora é só esperar a hora”, completa a avó coruja, que comemora a proximidade do mês de maio, ocasião do nascimento.

“Noemi, apresentou controle do quadro hipertensivo e os exames do bebê demonstraram que as alterações de pressão não causaram problemas a criança”, diz o médico.

A Casa da Mulher oferece serviços de ginecologia, mastologia, psicologia, angiologia, nutrição, exames de preventivo e teste rápido. Além de consultas de pré-natal de baixo e alto risco.

Segundo Janete Firmino, administradora da casa, são cerca de 400 atendimentos mensais. O acesso se dá por encaminhamento da Unidade de Atenção Básica e, para algumas especialidades há agendamento por demanda espontânea. As mulheres devem comparecer com CPF, identidade e cartão do SUS atualizado.

A Casa da Mulher compõe a rede de atendimento em saúde da Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS). A subsecretária de Atenção Básica, Simone Cruz, relata que a unidade participa das Mobilizações de Saúde e tem ainda, O dia Dela. Ocasião em que as japerienses são convidadas a tirar um dia para cuidar da saúde. “São todos os serviços oferecidos em um único local. Nosso objetivo é que elas vejam o quanto são importantes”, completou.

Gestantes com pressão alta, risco para mãe e bebê

O médico Fábio Denardin, realiza os acompanhamentos das gestantes na Casa de Mulher, que também é uma referência para gravidez de alto risco no município.

A classificação de alto risco se dá para adolescentes, pacientes com diabetes gestacional e hipertensão. Em virtude de alterações no quadro de saúde, são encaminhadas pela UBS de referência para avaliação e inclusão nos atendimentos da Casa da Mulher. “São serviços que se complementam para um bom desenvolvimento da gestação”, diz o médico.

As gestantes com pressão alta estão sujeitas a várias complicações como pré-eclâmpsia, também chamada de DHEG (Doença Hipertensiva Específica da Gravidez) e eclâmpsia, que é estabelecida pela história clínica de pressão alta e aumento de proteínas na urina.  Quando não tratados, esses quadros clínicos podem levar à morte, explicou o médico.