Em Japeri, “Viver com Saúde”, une acompanhamento de saúde, Zumba e treino funcional

Projeto acontece também na Academia da Saúde da Chacrinha

Uma caixa de som, uma turma animada e uma equipe motivada a levar qualidade de vida com ritmo, a população da melhor idade. Esse é o Projeto Viver com Saúde, ação da Prefeitura de Japeri, que leva atividades de Zumba e treino funcional com acompanhamento de saúde as pessoas de 40 a 80 anos.

O projeto, que teve início em 2022, tem em suas diretrizes o acompanhamento clínico dos pacientes com avaliação e o controle da pressão arterial e peso. Durante todo o projeto os participantes são monitorados na sua evolução física. “Pessoas que iniciaram com pressão arterial elevada e desanimados, hoje, além do controle da saúde, estão com alto astral. A gente vê a mudança”, diz Fernanda Paixão, técnica de enfermagem da UBS.

Com exercícios dinâmicos que movimentam várias articulações e buscam estabilizar quadril, coluna e ombro, o projeto que atende cerca de 102 pessoas tem seus efeitos para além do condicionamento físico. “As pessoas têm uma melhora da estima, se divertem e fortalecem os vínculos”, relata a professora de Zumba, Renata Santana.

Para Maria Inês Natividade, de 64 anos, moradora da cidade desde os 9 anos, a melhora na sua saúde é visível e também a da cidade. “Cheguei em Japeri não tinha nada. Hoje, me trato aqui pertinho de casa e ainda me exercito”, relata animada após fazer cerca de 40 minutos de Zumba.

Atendendo a um chamado da técnica Fernanda, para dizer sua opinião sobre o projeto, Rosa Maria Evangelista, de 42 anos, diz num grito estridente e animado: “Top demais!”, declara a participante que iniciou os exercícios com 125 kl.

Ela, que observava o projeto da janela de casa, viu nas atividades a oportunidade de mudança. “Hoje, estou bem melhor. Sou alegre e participativa”, relata.

Orgulhoso, o professor José Eduardo, olha para o grupo em atividade e fala da satisfação que é levar qualidade de vida às pessoas. Para ele, quem já trabalhou uma vida inteira, merece se exercitar e aproveitar. “Ainda vem mais por aí, podem esperar”, prometeu.

As atividades acontecem às terças e quintas das 7h às 9h.