Prefeitura de Japeri promove palestras educativas sobre a prevenção de desastres naturais

Escola Municipal Professora Célia Sobreira foi palco das primeiras discussões do projeto “Comunidade mais segura”

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, iniciou nesta quinta-feira (13/04) um programa de palestras baseado na cartilha “Comunidade mais segura”. A primeira ação do projeto ocorreu na Escola Municipal Professora Célia Sobreira, onde agentes da Defesa Civil ministraram palestras a respeito da importância da percepção de riscos na vida cotidiana da população. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre os conhecimentos básicos acerca dos desastres naturais, como movimentos de massa e inundações, e dos métodos de identificação de situações de risco.

Durante o bate-papo com os estudantes, os agentes falaram sobre o que fazer em períodos de chuvas intensas e como desenvolver comportamentos que auxiliem na prevenção de deslizamentos de terra e alagamentos. O projeto prevê visitas semanais nas escolas japerienses, sempre às quintas-feiras. De acordo com o secretário municipal de Proteção e Defesa Civil, Ziel Pavani, a Pasta propõe formar jovens cidadãos que trabalhem em prol do meio ambiente.

“A Defesa Civil continuará presente nas escolas do município. Vamos apresentar o nosso trabalho e mostrar como os alunos podem e devem atuar de forma ativa na prevenção de desastres. Também estamos distribuindo panfletos e cartilhas educativas, com o intuito de reforçar os assuntos das palestras”, disse o gestor.

O estudante Hartur Antônio aprovou o pontapé inicial do projeto. “Aprendi que não podemos entrar em pânico quando ocorre algum incêndio. Também precisamos ficar atentos quando observamos rachaduras nas paredes. Se você presenciar qualquer situação de risco, ligue para a Defesa Civil. Eles vão te ajudar”, disse o jovem de 14 anos.

Já a professora de Língua Portuguesa da unidade escolar, Cléa Lucila,  se mostrou animada com a palestra. “Fiquei muito feliz quando fiquei sabendo que a Defesa Civil estaria aqui na escola. Nossos jovens precisam ter uma consciência ambiental e percebi que eles realmente estavam focados nas palestras. Vamos perceber os benefícios disso em breve”, comemorou a educadora.