Projeto ‘Armarinho: cantinho da imaginação’ chega às escolas públicas de Japeri

Iniciativa faz parte da Lei de Incentivo à Cultura e visa incentivar a prática das artes cênicas entre os alunos

Livros, fantasias, fantoches e muita criatividade na mente: o projeto “Armarinho: cantinho da imaginação” chega às escolas públicas de Japeri, na Baixada Fluminense. Com o objetivo de incentivar a prática das artes cênicas entre os alunos, a iniciativa contemplará cinco unidades de ensino com um acervo cultural e pedagógico. Nesta segunda-feira (17), foi a vez da Escola Municipal Santo Antônio ser contemplada pelo programa.

Além de um armário repleto de materiais para serem trabalhados com os alunos, as escolas estão recebendo oficinas de música e teatro como uma demonstração de atividade lúdica realizada por produtores culturais da Komedi. As unidades contempladas pelo projeto são: Celita Rodrigues de Andrade, Santo Antônio, Dom Adriano Hipólito de Oliveira, Paulo Felix e Dário Lins.

O acervo conta com fantasias, fantoches, livros, jogos, aparelho de DVD, projetor, som, microfone, cenário para teatro, perucas, maquiagens e muito mais. “Essa iniciativa é muito importante para trabalhar a criatividade e a produção textual, além de ensinar as crianças a aprender ouvir e falar mais. É um verdadeiro aprender brincando”, contou a professora do 1º ano, Angela Gaudieiro.

Quem ficou bem atenta e prestando atenção em cada detalhe das oficinas foi a pequena Valentina de Oliveira (6). “Gostei de tudo aqui, das músicas, da história e de todas as coisas que ganhamos. Estou doida para usar tudo”, comemorou a pequena.

Para a gestora da E. M. Santo Antônio, Cristiane de Lima, a doação foi importante. “Estou muito feliz em saber que esse material ficará com a escola. Vamos aproveitar o acervo para despertar o interesse das crianças e estimular o lado artístico deles”, contou ela.

O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e patrocinado pela empresa Nova Transportadora Sudeste S/A, uma transportadora de gás natural com um trabalho de responsabilidade social e cultural em Japeri.

Texto: Aline Lopes

Foto: Lucas Alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*