Estudantes do Ambiente Jovem participam de aula de culinária sustentável

A ação aconteceu nesta terça-feira (25), em dois horários, no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê, em Japeri

Fazer novas receitas com alimentos que seriam descartados é possível, sim! A ideia foi comprovada pela nutri-chefe do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Ana Pavan, que ensinou esta técnica para os alunos do Projeto Ambiente Jovem durante a segunda aula de culinária sustentável.

A ação aconteceu nesta terça-feira (25), em dois horários, no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê, em Japeri. A intenção da aula, segundo a Nutricionista, é estimular o interesse dos jovens na utilização de alimentos naturais e nutritivos que seriam jogados no lixo, bem como inserir práticas sustentáveis as atividades gastronômicas, como a redução do desperdício de alimentos e diminuição na produção de resíduos que acabam poluindo o meio ambiente.

A primeira aula, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), aconteceu na semana passada. Na finalização da aprendizagem os alunos tiveram a oportunidade de provar algumas receitas, como cocada com casca da abóbora, coco e hortelã, bolo de chuchu e brownie de inhame. Para a nutricionista Ana Pavan, a ideia do curso é mudar as preparações do alimento consumido, utilizando receitas inovadoras. “As aulas são para conscientizar os alunos nesta prática de aproveitar o alimento integralmente, mudando as preparações que muitas pessoas não conhecem. Semana passada, por exemplo, fiz suco de chuchu. Hoje fiz o de abóbora e laranja. E com esses ingredientes podemos fazer pratos doces e salgados, aproveitando tudo aquilo que muitas das vezes vai para o lixo”, disse.

Conscientização dos alunos

Quem ficou feliz com a aula, foi a aluna Ana Beatriz Sousa, de 17 anos. ” É interessante esta aprendizagem porque nos dá uma nova visão de preparação dos alimentos que iríamos jogar fora. Algumas receitas, vou fazer em casa também “, disse a jovem moradora do bairro Santa Terezinha.

Já a adolescente, Ludimila Pereira Duarte, de 17 anos, disse que a aula proporciona uma nova aprendizagem no preparo de novas receitas. ” Estou achando interessante as aulas. Ela nos ajuda a aproveitar os alimentos, diminuir os lixos, preservar o meio ambiente e nos incentiva a ter uma alimentação melhor”, declarou.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*