Para a Prefeitura de Japeri, o seu sorriso importa!

USF Chacrinha, Alecrim e Japeri Centro realizam atendimentos clínicos de Odontologia e no CEO ocorrem os atendimentos mais complexos.

Procedimentos como remoção de placa (limpeza), extração, restauração, emergências / urgências e orientações de saúde bucal para pacientes de todas as idades. Sabe onde encontrar?  Nas unidades da Chacrinha, Alecrim e Japeri Centro. Nestes locais, os pacientes contam com equipes de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde, que avaliam a necessidade de serviços mais especializados.

 No Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), ocorre a inclusão de pessoas com necessidades especiais, comprometimentos sistêmicos, imunossuprimidos e até mesmo os que não possuem condições de locomoção também estão entre os pacientes atendidos na Odontologia, serviço de Atenção Básica.

Os procedimentos odontológicos acontecem em sintonia com os acompanhamentos clínicos. “Os pacientes com doenças sistêmicas, primeiro controlam os sintomas e depois retornam para o tratamento com a equipe”, diz a Dra. Leila Loureiro, dentista que atua há cerca de um ano em Japeri.

Atendimentos a gestantes

As gestantes também são atendidas pelo programa e passam por, pelo menos, uma consulta de pré-natal odontológico durante o acompanhamento gestacional. O município já alcançou um percentual de atendimento de 75% das gestantes na equipe do Chacrinha. “Temos muito para avançar, mas estamos no caminho”, completa a Dra. Leila, entre um atendimento e outro.

Coordenado pela Dra. Maíra Felix, o programa possui um cronograma de atendimentos com agendamentos semanais e mensais. Após a conclusão do plano de tratamento, o paciente segue acompanhado pela equipe.

 “Poder oferecer um tratamento dentário digno, de qualidade e reabilitar os que necessitam, devolvendo a estética e função é minha meta a curto prazo para Japeri, mas deixar um legado de educação em saúde que dê às pessoas o conhecimento e a autonomia para melhores decisões acerca de sua saúde bucal são minha maior responsabilidade”, disse a Dra. Maíra.

Bianca Dias, 34 anos, chegou à USB da Chacrinha e na avaliação foram relacionados os serviços necessários. Limpeza, restauração e tratamento endodôntico, mais conhecido como canal e, por isso, fará o acompanhamento na USF Chacrinha, mas o tratamento de canal será no CEO com as cirurgiãs-dentistas especialistas em Endodontia.

Em um atendimento particular recuperar seu sorriso teria um custo de aproximadamente R$ 1.752 (um mil, setecentos e cinquenta e dois). Mas, em Japeri, o pagamento fica por conta do sorriso de cada munícipe atendido. “Agora, sorrir é minha melhor reação!”, diz Bianca.

Foto: Lucas Alexandre e PMJ

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*