Prefeitura de Japeri realiza primeira edição do Sarau Rita Diva

Diversos agentes culturais japerienses se apresentaram na Biblioteca Municipal Carlos de Souza

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu a primeira edição do Sarau Rita Diva nesta quarta-feira (26/04). O projeto prevê a realização deste evento a cada dois meses na Biblioteca Municipal Carlos de Souza e propõe homenagear a lendária professora Rita Diva, grande atriz e militante cultural de Japeri. 

Os grupos Culturando e Oficina Orquestra Jovem, além de diversos agentes culturais da cidade, estiveram presentes no sarau. A banda Crioula, os artistas Vinícius dos Santos, Tio Luu e Lana Estrela e o professor de violino Adriano Souza foram as atrações de uma noite repleta de arte, cultura, música e educação. O secretário municipal de Cultura, Jorge Braga Jr., enalteceu a relevância do encontro para o cenário cultural de Japeri. 

“O sarau é uma atividade da Biblioteca Municipal. A iniciativa faz parte da nossa política de expandir os horários de atividade dos equipamentos culturais. O Sarau Rita Diva promove uma grande integração entre os artistas e leva a cultura da cidade até a população”, disse o gestor sobre o evento, que também contou com a presença da secretária municipal de Educação, Caroline Ontiveros. 

O som do violão de Lucas Costa, conhecido como Cebola, ditou o ritmo do ambiente. O artista celebrou a oportunidade de participar da mobilização. “Sou músico no município há 15 anos. Sempre tive o sonho de frequentar eventos dessa natureza, então estou muito feliz. É emocionante ver a galera tendo espaço para se desenvolver e crescer dentro do mundo artístico. Esses saraus serão ocasiões perfeitas para mostrarmos o nosso trabalho”, destacou.

Já o integrante do Grupo Batalha dos Cria, Tio Luu, parabenizou a organização do sarau Rita Diva. “É muito gratificante estar participando de mais um evento da Prefeitura de Japeri. Tenho um estilo de poesia que é pouco valorizado, mas aqui tenho a chance de falar sobre os assuntos que estão no meu coração. Hoje, por exemplo, declamei uma poesia que versa sobre o racismo”, disse. 

O japeriense Josué Nunes aproveitou o fato de que a Biblioteca Municipal funciona com horário estendido às quartas-feiras para prestigiar os talentosos artistas de Japeri. Ele aprovou as performances da noite. “Tenho duas filhas que frequentam a Biblioteca. Elas fazem aula de violino com o professor Adriano Souza. Hoje, fiz questão de acompanhar o sarau. É muito importante que a população tenha contato com os agentes culturais. Eles são referências para as crianças de Japeri”, defendeu.

O agente cultural que deseja ser uma das atrações da próxima edição do sarau pode entrar em contato com os organizadores do evento por meio do e-mail: bibliotecamunicipaljaperi@gmail.com.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*