Japeri realiza VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescente

Evento promove discussão acerca da situação dos Direitos Humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da COVID-19

O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) de Japeri, realizou nesta sexta-feira, (28), a VIII Conferência Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente com o tema “Situação dos Direitos Humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da COVID-19”. O evento aconteceu no auditório do CIEP 206 Cyrene Moraes Costa e contou com a presença de diversos participantes do sistema de garantia de direitos que atuam no município. 

A prefeita Fernanda Ontiveros esteve presente na mobilização e elogiou a temática da Conferência. “Como médica pediátrica neonatal, eu estava na linha de frente da batalha contra a covid. Sei bem como a pandemia trouxe muitas dificuldades. Nossas crianças e adolescentes sofreram muito e agora, mais do que nunca, eles precisam da nossa atenção. Por isso estamos aqui reunidos, agregando conhecimento para uma temática tão importante e tentando encontrar soluções efetivas”, pontuou a administradora municipal. 

O secretário municipal de Assistência Social e Trabalho, Áureo Valença, enalteceu a importância da Conferência. “Essa Conferência ocorre de forma sistemática e possui um ótimo histórico, sempre trazendo novidades e soluções. Temos a obrigação de defender os direitos das crianças e dos adolescentes e encontros como o de hoje objetivam o aprofundamento de temas relevantes, ao mesmo tempo em que potencializa o compartilhamento de informações”, defendeu. 

Para Francisco Canindé, presidente do CMDCA, a conferência vem num momento importante e aborda um tema de extrema relevância. “Após o tempo de isolamento, precisamos pensar em como as gerações estarão lidando com as consequências da pandemia. Não podemos deixar nossas crianças e adolescentes desamparados”, disse o gestor. 

O japeriense Amaro José Ferreira compareceu à Conferência e saiu de lá satisfeito com o conhecimento adquirido. “Aprendi muito sobre como devemos lidar com as crianças e os adolescentes em contextos especiais, como foi o caso da covid 19. Vivemos em um período sem precedentes e não é possível usar as mesmas estratégias”, comemorou. 

O evento também contou com a presença da secretária municipal de Urbanismo e Habitação, Andréia Brito, e de diversos conselheiros tutelares. A expectativa dos organizadores da mobilização é que o encontro ajude a ampliar e consolidar a participação de crianças e adolescentes no espaço de discussão e derivação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos durante e após a pandemia.  

Texto: Jamille Campos e Cadu Andrade

Fotos: Lucas Alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*