Projeto ‘Rios em Movimento’ é lançado em Japeri

Evento no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê propôs debate sobre a importância da preservação dos recursos hídricos


O projeto de educação ambiental ‘Rios em Movimento’ foi lançado em Japeri nesta terça-feira (2/5). Com o objetivo incentivar a preservação e a conservação dos corpos hídricos na bacia hidrográfica dos rios Guandu, Guarda e Guandu-Mirim, a iniciativa é realizada pela ONG Onda Verde, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro através do Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA), e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Japeri, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES).

O ‘Rios em Movimento’ propõe a criação de uma rede de estudantes que serão voluntários no monitoramento da saúde ambiental de rios nas cidades de Paracambi, Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Seropédica, Itaguaí e Rio de Janeiro. Em Japeri, as escolas que fazem parte do programa são: Colégio Estadual Armando Dias, Escola Municipal Santos Dumont e a E. M. João XXIII – os estudantes dessas escolas serão capacitados para coletar e analisar amostras das águas dos rios selecionados.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, destacou a importância da mobilização. “Esse projeto veio em um momento muito importante para a nossa cidade, já que estamos trabalhando as políticas públicas de preservação dos recursos hídricos”, disse a gestora. 

Integrante da equipe de coordenação do ‘Rios em Movimento’, Marcela Diniz projetou o sucesso do projeto. “Os alunos, com o apoio dos professores, vão realizar um monitoramento mensal do corpo hídrico localizado na região das escolas contempladas pelo programa. Os estudantes terão a oportunidade de desenvolver um senso crítico e se tornarão lideranças ambientais no futuro”, disse a especialista ambiental.

Ariane Ferreira é professora da Escola Municipal João XXIII e ficou satisfeita com a apresentação do programa. “É de extrema importância que os nossos jovens tenham uma visão ambiental. Precisamos cuidar do nosso meio ambiente e eles são a nossa esperança de um futuro melhor. Vi que os meus alunos prestaram atenção nos discursos e vamos debater o assunto em sala de aula”, comemorou.

O estudante João Pedro, de 16 anos, frequenta o Colégio Estadual Armando Dias, e está ansioso para participar da capacitação. “Estou muito animado em fazer parte desse projeto. Sempre tive interesse em aprender sobre temas relacionados ao meio ambiente e agora terei a oportunidade de buscar um conhecimento mais profundo”, contou o jovem.

No final do evento de lançamento do projeto, que ocorreu no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê, as três escolas contempladas receberam kits para realizarem as análises, incluindo um Microscópio Binocular, que permite a identificação de microrganismos, Sonda Multiparâmetro, usado na análise de parâmetros como pH e temperatura da água, entre outros equipamentos, que ficarão como patrimônio para as escolas.

Fotos: Lucas Alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*