SEMUS realiza o 1º Fórum de Sistema de Informação em Saúde

A ação é para capacitar agentes de saúde e enfermeiros que atuam na Atenção Básica

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) realizou nesta quarta-feira (3/05), o 1º Fórum de Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (SISAB) – Avanços e Desafios –, para capacitação de agentes comunitários de saúde e enfermeiros que atuam no atendimento direto à população.

O evento aconteceu no auditório do Centro de Especialidades Médicas (CEMES) de Japeri e, contou com a participação de 50 profissionais de saúde que, atualizaram seus conhecimentos sobre o cadastro de usuários, principal indicador para monitoramento de programas e cofinanciamento federal.

Anita Benção, palestrante e especialista no SISAB

O objetivo é capacitar os profissionais e fazer uma gestão participativa. “São eles que atuam diretamente na alimentação do sistema e o resultado desse trabalho espelha as necessidades de recursos para os programas de Atenção Básica”, relata Anita Benção, palestrante e especialista no SISAB.

A comunicação de dados feita por esses profissionais e a sala de sistemas leva ao Ministério da Saúde informações importantes das ações do município e norteiam o empenho de recursos. “Todos somos responsáveis e quanto mais completo o sistema de informações, mais possibilidades de recursos o município terá para investir no atendimento aos usuários”, disse a Subsecretária de Atenção Básica, Simone Cruz.

Para a agente comunitária de saúde, Viviane Bianco, da Unidade Básica de Saúde da Chacrinha, o evento foi importante para tirar dúvidas e para um melhor conhecimento do conteúdo do cadastro e sua finalidade. “Agora vou reorganizar meus cadastros sabendo bem a importância de cada item e não só os destacados, como fazíamos antes”, disse relatando suas experiências com o sistema.

A Sala de Sistemas de Japeri

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza através de sua Sala de Sistemas, o monitoramento e coleta de dados de todos os atendimentos realizados nas unidades básicas de saúde e, busca a capacitação de sua equipe para eliminar a ausência de informações.

Para Georgia Monteiro, uma das organizadoras do fórum e coordenadora da Sala de Sistemas, o objetivo é que todos saibam a importância de uma sistematização completa. “Eles conhecem toda a área, todos os atendidos, são os olhos da saúde e precisamos mostrar essas informações no SISAB”, declara.

O objetivo é fornecer ao Ministério da Saúde informações para análise e melhor compreensão de importantes problemas de saúde da nossa população, relata Gabriel Paulo, também coordenador e organizador do evento.

São vários sistemas interligados que compõem o SISAB, as informações sócio demográficas e de vulnerabilidades, por exemplo, se cruzam com os programas sociais como, o Bolsa Família e definem os investimentos no município. “Depende de cada um de nós o fortalecimento do SUS”, enfatiza a palestrante Anita.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*