Alimentação saudável: Japeri promove capacitação para merendeiros da rede

Cerca de 200 profissionais entre cozinheiros e subgestores participaram da iniciativa

Em busca de oferecer uma alimentação cada vez mais saudável e prevenir a contaminação nos alimentos com organização e higiene do ambiente, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu uma capacitação para os merendeiros e subgestores da rede pública. O encontro, que aconteceu no auditório da E. M. Bernardino de Melo, contou com cerca de 200 pessoas.

Durante o evento, os profissionais aprenderam sobre boas práticas de higiene, alimentação escolar, novo cardápio da resolução 06º do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, organização e armazenamento dos alimentos, utilização dos utensílios, distribuição de refeição e o preparo da comida.

“Os merendeiros são fundamentais nas nossas escolas. E todo o trabalho deles, desde o armazenamento dos alimentos até a distribuição é importante para que os alunos tenham uma alimentação saudável, rica em nutrientes. Por isso, promovemos essa capacitação”, explicou a prefeita, Drª Fernanda Ontiveros, ao lado da secretária de Educação, professora Caroline Ontiveros.

De acordo com a nutricionista de responsabilidade técnica, Patrícia Suzano, a capacitação ocorre todo ano. “Nosso objetivo é estar sempre reforçando as informações com os nossos profissionais e ensinando as mudanças das normas para garantir a segurança alimentar dos nossos alunos”, concluiu.

Merendeira na E. M. Dom Adriano, Maurizete Lopes aprovou a iniciativa. “Eu adoro o meu trabalho, cozinhar é um prazer para mim. E, essa capacitação é importante para a gente aprender mais e proporcionar uma alimentação melhor para os alunos”, destacou ela, que trabalha na área há 3 anos.