Hospital Municipal de Japeri ensina sobre a Higienização das mãos

Comemorada no dia 05 de maio, a data é mais uma ação de atenção à saúde

Se no dia a dia lavar as mãos é um hábito vital para a prevenção de doenças e higiene, nos ambientes de saúde é uma obrigatoriedade para os pacientes, mas principalmente para os profissionais. Esse ato é tão importante que ganhou um dia para sua conscientização: 5 de maio é o Dia da Higienização das mãos.

Reconhecendo essa importância que com esse gesto simples é possível reduzir em até 40% a incidência de infecções e doenças, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) realizou nesta sexta-feira, (05), no Hospital Municipal de Japeri (HMJ), uma representação sobre a forma correta de lavar as mãos e de como os vírus e bactérias atuam.

A ação tem o objetivo envolver os funcionários de todos os setores para que desenvolvam o hábito de higienização das mãos e   propaguem a informação sobre os cuidados necessários.

Profissionais do HMJ realizam encenação de higienização das mãos com tinta para demonstração de pontos não alcançados na lavagem

Durante a performance, quatro funcionários representaram os vírus da Influenza, Marsa, Escherichia Coli e Covid-19. Além do profissional Alexsandro Venâncio, do setor de esterilização que representou o Álcool em gel. “Depois de tudo que passamos com a Covid-19, a higienização é fundamental para manter longe esses vírus invisíveis, mas, que ainda estão por ai”, disse o profissional.

"A higienização das mãos é a medida mais eficaz para prevenir a infecção hospitalar”, Tatiana Soares

Para Tatiana Soares, subsecretária de Atenção à Saúde, apesar de ser um hábito básico, higienizar as mãos é uma ação importante e deve ser feita de forma correta, pois vírus e bactérias estão presentes em toda a parte, principalmente nas mãos, que são responsáveis pela transmissão de muitas doenças. “No ambiente hospitalar as mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada ao paciente, e a higienização das mãos é a medida mais eficaz para prevenir a infecção hospitalar”, completou.