‘Dia Dela’ acontece na Casa da Mulher de Japeri

A ação é um convite para pausar a rotina e cuidar da saúde e bem-estar

A cada segunda quarta-feira de cada mês, todo o cuidado que acontece diariamente na Casa da Mulher de Japeri (CMJ), recebe um reforço de atendimentos e serviços. É o ‘Dia Dela’, ocasião em que a unidade faz um convite a todas as mulheres para darem uma pausa na rotina e se dedicarem a cuidar da saúde e bem-estar. Este mês a ação ocorreu nesta quarta-feira, (10).

Euridice Carvalho, (68), no quadro de palavras da recepção escolheu a qualidade ‘Guerreira’ para lhe representar.

Atendendo a esse convite, Euridice Carvalho, (68), foi à unidade para na consulta médica mostrar o preventivo que realizou na unidade básica perto de sua casa, fez ainda o teste rápido e auriculoterapia. “Toda vez que eu venho aqui tenho um ótimo atendimento, saio com a saúde em dia”, disse ela que, no quadro de palavras da recepção escolheu a qualidade ‘Guerreira’ para lhe representar.

Aroma e auriculoterapia

A auriculoterapia, técnica que alivia as dores do corpo e da alma, sem efeito colateral nem dependência química, também foi um serviço escolhido por Marli de Paula, (41), moradora do Vale do Ipê. Realizada pela enfermeira Helen Rançato, a técnica é campeã de procura,  juntamente com a aromaterapia, que promove a saúde e bem-estar por inalação de óleos essenciais.

A Casa da Mulher oferece ainda, consulta ginecológica, de enfermagem, pré-natal; roda de conversa com temáticas diversas; teste rápido para hepatites, HIV e sífilis; planejamento familiar; verificação de pressão arterial e glicemia; implantação de DIU; agendamento para nutrição, odontologia, ginecologia, mastologia; angiologia e psicologia com encaminhamento e, coleta de preventivo.

Tamires Furtado, veio para consulta agendada pela equipe

E, foi o exame preventivo que levou Tamires Furtado, (23), de volta à Casa da Mulher antes dos 30 dias marcados normalmente para a retirada do resultado. “A Casa da Mulher realizou o contato comigo por telefone e agendou a consulta por uma alteração no meu exame. Tudo rápido, o que me fez sentir segurança e uma certa tranquilidade”, disse ela que se define como ‘Determinada’ no quadro de qualidades das mulheres.

A administradora, Janete Firmino, ressalta que a Prefeitura de Japeri e a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), tem um compromisso firmado com a população que é de acesso aos serviços de saúde. “O Dia Dela, é mais uma ação para reforçar esse compromisso, cuidar e acolher as mulheres japerienses, em especial neste mês das mães e da família”, disse a gestora.