Secretaria de Meio Ambiente reforça o trabalho de fiscalização contra crimes ambientais

Nesta quarta-feira (10), as equipes receberam denuncia anônima de queimadas no bairro Dos Eucaliptos

Com o intuito de conscientizar a população quanto ao perigo e ao prejuízo que as queimadas causam, a Prefeitura Municipal de Japeri, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável reforça o trabalho de fiscalização contra crimes ambientais segundo a Lei Federal 9.605 de 1998.

Nesta quarta-feira (10), as equipes receberam uma denúncia anônima de moradores que uma caçamba de lixo estava pegando fogo na Rua Maria Beatriz Dos Santos, no bairro Dos Eucaliptos.

De acordo com a titular da pasta, Meire Lucy, as queimadas provocam grandes impactos socioambientais. “O trabalho da Secretaria de Meio Ambiente é de fundamental importância. Esta atividade de fiscalização ambiental garante um ambiente ecologicamente equilibrado. E todo o nosso trabalho necessita do apoio da população “, declarou a gestora.

Segundo a Lei, as queimadas mesmo realizadas em propriedade particular é passível de multas e detenção de 6 meses a um ano, quando autuado em flagrante. As queimadas são responsáveis por poluir o ar, reduzir a cobertura vegetal, destruição de habitats naturais, extinção de espécies da fauna e flora, além de afetar a saúde humana, agravando os problemas respiratórios.