Parceria da Prefeitura de Japeri e Firjan/Senai dá início aos cursos de qualificação profissional na cidade

O objetivo é preparar os japerienses para as oportunidades do mercado de trabalho

Nesta segunda-feira, (15), a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (Semdic), deu início às aulas de assistente administrativo nas Escolas Municipais Ary Schiavo e Bernardino de Mello. Uma parceria Firjan/Senai.

A iniciativa selecionou os participantes e preencheu as 120 vagas disponíveis destinadas aos moradores de Japeri, que terão aulas de manhã e à tarde.

A aluna Clarissa Nascimento, matriculada no curso da Escola Municipal Ary Schiavo, relata que já reúne uma experiência profissional na área administrativa de empresa gráfica, mas que essa é uma oportunidade de crescimento profissional. “Já que a Prefeitura tem essa oportunidade para nos oferecer eu vou aproveitar para enriquecer meu currículo e me aperfeiçoar”, disse ela já escolhendo um lugar na sala de aula.

Para Nathan Ferreira de Lima, descobrir sua vocação na área de vendas não foi o suficiente para o exercício profissional. “É preciso ter organização e o curso de assistente administrativo tem uma receita para fazer o seu trabalho crescer.  E o jeito certo é saber administrar, por isso estou aqui”, relata com entusiasmo para ouvir as primeiras  falas da professora.

E as palavras da professora Lorene Santos, foram de encontro às expectativas dos jovens quando ela inicia a aula e após as boas vindas declara: “tudo é gestão! De tempo, de métodos e de planejamento. E estamos aqui para potencializar isso em vocês”, e deu início há um novo tempo de aprendizado para os alunos do curso.

Curso de assistente administrativo acontece nas escolas Ary Schiavo e Bernadino de Mello, uma parceria Prefeitura de Japeri e Firjan/Senai

Para o secretário da Pasta, Luciano Oliveira, o importante é que tenham foco e que ultrapassem os obstáculos que irão surgir para enfraquecer o objetivo. “Vocês vão ter que ser fortes para chegar até o final. Mas, saibam que estamos todos reunidos, a Prefeitura de Japeri, a Semdic, a Firjan, o Senai e as escolas que abriram esse espaço pra vocês. Nós todos estamos dizendo que acreditamos no potencial de todos aqui. Agora é seguir, porque queremos ver todos formados e trabalhando”, disse o gestor.

Já o técnico de educação da Firjan/Senai, Lucimar Lima, disse aos jovens palavras de incentivo e demonstrou através de sua história de vida que superar adversidades é possível. “O único caminho para o crescimento é não parar. Ler, estudar e se aperfeiçoar é preciso, porque serão exigidos pela vida inteira”, disse o profissional.