‘Maio Laranja’ levou conscientização itinerante no entorno do CRAS Chacrinha, em Japeri

Uma caminhada pelas ruas do bairro chamou atenção para o ‘Combate ao abuso e as 

violências contra crianças e adolescentes’

As ações do ‘Maio Laranja’,- que visam o combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes-,  realizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast), por meio do CRAS Chacrinha, foi desta vez, marcada por uma caminhada pelas ruas do bairro nesta quarta-feira, (17).

Segundo a coordenadora e assistente social, Simone Sarmento, o objetivo foi mobilizar a sociedade no entorno do equipamento e convocá-los para estarem atentos aos casos de violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. “Com uma sociedade consciente nossas crianças terão um desenvolvimento saudável e serão adultos também protetores. É um ciclo de cuidado”, disse a gestora.

A ação tem o dia 18 de maio como marco do  Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e a Semast vem realizando diversas ações para chamar a atenção da população. “Precisamos que todos estejam atentos e unidos na prevenção e combate à exploração sexual infantojuvenil”, disse a Subsecretária de Assistência Social, Suelen Morethsson.

 A comerciária Kesia Cristina não conhecia o significado do ‘Maio Laranja’. Para ela  ações dessa natureza são importantes para que a população fique atenta e proteja as crianças.

Já a  dona de casa  Maria de Fátima, 26 anos, que frequenta o Cras com seus três filhos de oito, cinco e três anos, só conversa sobre o  assunto  com a filha maior, por considerar o tema delicado. “Não falo com os meninos. Acho mais perigoso com as meninas, por isso, falo só com ela”, relata.

A equipe técnica  realizou ainda palestra sobre o ‘Semáfaro do Toque’, locais que são identificados como num sinal de trânsito. As cores vermelho, amarelo e verde, representam proibido, atenção e pode e aparecem num boneco representando as partes do corpo e se podem ou não serem tocadas.

A ação foi acompanhada por agentes do Programa Operação Segurança Presente do 24º BPM que deram apoio na realização da caminhada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*