Meio Ambiente promove debate sobre Coleta Seletiva

Na ocasião também foi lançado o ” Projeto da Reciclagem Itinerante nas Escolas”

Com foco na responsabilidade social, econômica e ambiental o Consórcio Centro Sul I, em parceria com a Prefeitura Municipal de Japeri, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, promoveu o debate com o tema “Coleta Seletiva: Avanços e Desafios na Política Pública Municipal”, nesta quarta-feira (17), no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê, onde também foi lançado o ” Projeto da Reciclagem Itinerante nas Escolas”, da SEMADES.

O objetivo do evento foi o fortalecimento do vínculo entre os municípios de Japeri, Paracambi, Paulo de Frontin, Queimados e Mendes que fazem parte do Consórcio Centro Sul I, visando desenvolver as ações conjuntas na gestão dos resíduos sólidos de cada município.

Para a diretora do Consórcio, Francine Ramalho, este tipo de encontro é uma forma de estreitar os laços entre as cinco cidades que o Consórcio abrange. “Estamos apoiando os cinco municípios consorciados e Japeri é um deles. A cidade saiu na frente com a implantação de um sistema público municipal de coleta seletiva. “, declarou.

A prefeita, Dra. Fernanda Ontiveros, que é a vice-presidente do Consórcio Centro Sul I, prestigiou o evento, juntamente com o vice-prefeito Carlos Januário, o presidente da Câmara Municipal, Walter Trajano, e seus colegas também Vereadores Professor Josimar e Matheus Ferraz.

Coleta seletiva

Os presentes assistiram ao vídeo sobre a coleta seletiva na cidade, que é referência no estado do Rio de Janeiro. Para a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, o trabalho é de grande importância para o meio ambiente e também uma fonte de renda. “O trabalho de coleta contribui com a preservação ambiental, destinação correta de resíduos sólidos, geração de renda e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida de catadores de materiais recicláveis”, disse a gestora.

Também estiveram no evento, a Secretaria de Urbanismo e Habitação do município Andréia Brito, o gerente operacional da Pérola Transportes, Jader Costa, o vice presidente do Conselho de Meio Ambiente Carlos Evandro, a coordenadora das escolas de campo Angélica Aguiar e a assessora técnica do ambiente do Estado, Fernanda Peralta e representantes dos cinco municípios consorciados que são Japeri, Paracambi, Paulo de Frontin, Queimados e Mendes.