Produtores rurais de Japeri participam de curso de mandiocultura

A capacitação é oferecida de forma gratuita pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca

Uma turma com doze produtores rurais participaram  nesta sexta-feira (19), da primeira aula da capacitação gratuita do curso de cultivo da mandioca. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca junto com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

A formação foi ministrada pela engenheira agrônoma, Silvia Michelle, que abordou técnicas de adubação, plantio, colheita e pós-colheita do alimento. O curso tem a finalidade de capacitar os agricultores sobre o sistema de produção e as boas práticas de cultivo da mandioca.

O sítio da agricultora Auzilene Tanaka, localizado na região da Pedra Lisa, foi o local escolhido para reunir os produtores. A próxima acontecerá na próxima quarta-feira (24/6), com aulas teóricas e práticas, de 9h às 17h.

Oportunidade e conhecimento

O secretário da pasta, José Maurício, destacou que o curso traz uma grande oportunidade de conhecimento com profissionais da região rural. “Esta parceria com o Senar tem como objetivo de mostrar o potencial da mandiocultura na cidade, agregando valores aos produtores rurais e valorizando a agricultura familiar também”, disse.

A ação envolveu produtores de várias regiões do município, como Santa Inês, Fazenda Normandia, Pedra Lisa , Jaceruba, entre outros. O engenheiro agrícola do Sebrae, Luiz Eduardo, também participou da atividade com consultoria gratuita de apoio técnico, noções de gestão e empreendedorismo.

A agricultora Auzilene Tanaka, de 51 anos, enfatizou que o curso é de grande importância para eles. “Aprendemos como plantar, adubar e cuidar adequadamente do cultivo da mandioca. Este curso nos ajuda muito. Sempre participo das capacitações que a Secretaria de Agricultura e Pesca oferece”, disse a trabalhadora rural que possui um sítio de 18 hectares com o plantio de mandioca.